Revista Rua

2021-02-15T11:06:55+00:00 Radar

10 podcasts para se informar sobre o mundo

A RUA sugere-lhe alguns podcasts, com assuntos políticos, sociais e económicos.
Redação4 Fevereiro, 2021
10 podcasts para se informar sobre o mundo
A RUA sugere-lhe alguns podcasts, com assuntos políticos, sociais e económicos.

Por Mariana Sousa Lopes

O podcast é um tipo de conteúdo com vários seguidores, devido ao seu modo de uso e recolher de informação sem ser necessária a imagem. A RUA sugere-lhe alguns podcasts, com assuntos políticos, sociais e económicos.

Ruas do Mundo

Todas as segundas-feiras pode ouvir uma conversa com Sofia Lorena, Ana Santos Pinto, Bernardo Pires de Lima, Susana Peralta e Rui Tavares. Cada hora de programa é dedicada a um tema nacional ou internacional, como as presidenciais portuguesas, Brexit, Capitólio, situações dos Estados Unidos da América.

A Cor do Dinheiro

Camilo Lourenço conta com uma grande carreira na comunicação, já trabalhou com diversos órgãos de comunicação social portugueses e escreveu cinco livros em nome próprio. A Cor do Dinheiro é um programa diário, com um comentário pessoal sobre todos os assuntos atuais. Também cria outros programas, como o Think Talk, MEL Talks e Final do Dia. Todos eles disponíveis nas redes sociais do Camilo Lourenço.

Globalistas

Globalistas é sobre assuntos internacionais, como o impeachment no Senado, Joe Biden, Macron, Hong Kong, Europa. A conversa informal decorre com os dois jornalistas João Póvoa Marinheiro e Filipe Caetano, que exploram vários assuntos políticos no mundo.

Expresso da Manhã

De segunda a sexta-feira, todas as manhãs, o Expresso da Manhã conta com Paulo Baldaia. O jornalista conversa com comentadores, jornalistas e correspondentes internacionais do Expresso. O podcast informa os seus ouvintes sobre a atualidade, como as presidenciais, pandemia, decisões do Governo e do Presidente da República.

Contas-Poupança

Numa conversa informal, o jornalista Pedro Andersson explica e dá dicas sobre Finanças Pessoais. Com curtos episódios fique a saber um pouco mais sobre salários, poupanças, investimentos. No site do podcast ainda pode encontrar artigos sobre casa, carro, seguros, bancos, impostos e lazer.

Fumaça

Entre os vários podcasts do Fumaça assinalamos o mais recente Exército de Precários, que depois de dois anos de investigação expõe a realidade na segurança privada em Portugal. A série terá oito episódios. Até à data foram publicados dois, com duração de cerca de uma hora.

Economicamente Falando

“Economicamente descomplicado. Economicamente desconstruído” é este o slogan e filosofia do podcast. Criado por Caetano Azevedo Xavier aborda temas como a Black Friday, construção de negócios, dicas de poupanças, negócios de alta costura e algumas temáticas políticas.  Hugo Van Der Ding, Gonçalo Castel-Branco, João Rolo, Joana Bairros, Agir, Luís Pedro Nunes são alguns dos convidados que já estiver à conversa com o criador do Economicamente Falando.

Governo Sombra

Semanalmente, Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia e João Miguel Tavares debatem matérias políticos, moderados por Carlos Vaz Marques. Durante o programa, assumem ficticiamente pastas do Governo, mostrando as suas posições relativas aos temas da semanal. Terminando com uma sugestão de leitura individual.

Rosa Mecânica

Os membros da Rosa Mecânica são Bruno Mota Martinho, Henrique Cunha e Diogo Vintém e descrevem o podcast por ter um “discurso livre, da esquerda ao centro”. As suas conversas semanais já contaram com convidados, como Filipe Pacheco, Ana Gomes, João Pina, José António Borges, Tiago Barbosa Ribeiro. Além do podcast criam conteúdo para o website, redes sociais e uma revista periódica.

45 graus

História e política internacional, filosofia e religião, sociedade e educação, ciência e tecnologia, economia e gestão: são alguns dos temas em conversa com José Maria Pimentel. O podcast tem vários convidados, sempre especialistas e pensadores nos temas em discussão. Cada episódio ronda a hora e meia de conteúdo, contudo há o 45 Graus Express, que são mini-episódios (10 a 20 minutos) com excertos dos episódios principais.

Partilhar Artigo: