Revista Rua

2019-09-16T16:20:16+01:00 Radar

15 curiosidades sobre a série Friends

Sabia que a série comemora os seus 25 anos?
Fotografia ©D.R.
Redação16 Setembro, 2019
15 curiosidades sobre a série Friends
Sabia que a série comemora os seus 25 anos?

Texto: Inês Rodrigues

Considerada uma das séries mais populares da televisão, Friends celebra em 2019 os seus 25 anos de lançamento. A série trazia ao ecrã um grupo de seis amigos, Ross Geller (interpretado por David Schwimmer), Rachel Green (Jennifer Aniston), Monica Geller (Courteney Cox), Chandler Bing (Matthew Perry), Joey Tribbiani (Matt LeBlanc) e Phoebe Buffay (Lisa Kudrow), e as suas aventuras de vida em Nova Iorque, os amores e desamores. Esta série cativou o público tornando-se uma das mais populares séries de televisão do mundo. Com o total de dez temporadas, deixamos algumas curiosidades de um dos maiores fenómenos televisivos, que agarrou (e ainda agarra) milhares de pessoas ao ecrã.

Fotografia ©D.R.

Nome da série

O nome oficial é Friends, mas houve outros nomes em mente como: Friends Like Us, Six of One, Across the Hall e Insomnia Café.

Local das filmagens

Apesar de a série passar-se em Nova Iorque, as filmagens aconteceram no estúdio da Warner Bros, na cidade de Burbank, na Califórnia.

Viagem antes da estreia

O realizador James Burrows incentivou todo o elenco a fazer uma viagem a Las Vegas antes da série ir para o ar: “Assim que a série for para o ar, vocês nunca mais conseguirão ir a qualquer lugar sem serem perseguidos”, alertou.

Gravidez real

Na quarta temporada, a história foi escrita à última hora, por causa da gravidez verdadeira da atriz Lisa Kudrow. A personagem ficou então grávida de trigêmeos, o que levou ao uso de um acessório em cena para fingir que estava ainda mais grávida do que na realidade.

Bruce Willis participou de graça

Bruce Willis fez uma participação na série, interpretando o pai de Elizabeth, a aluna com quem Ross namorou. O ator acabou por não receber nada com a sua participação porque perdeu uma aposta com Matthew Perry (o Chandler da série): a aposta era sobre o filme Meu Vizinho Mafioso, no qual os dois participavam. Enquanto Perry acreditava que o filme ficaria em primeiro lugar no final de semana da estreia, Willis duvidava que isso acontecesse. Contudo, Perry estava certo e Willis teve que doar todo o dinheiro que recebeu para caridade.

Matthew Perry enfrentou problemas de saúde durante as gravações

Entre 1994 e 2004, o ator interpretou a carismática personagem Chandler, contudo, nem tudo foi positivo. O ator frequentou um programa de reabilitação para se livrar do vício das drogas e do álcool.

Plateia real

Os episódios eram gravados com uma plateia de verdade, algo que era considerado como um teste para perceber se as piadas tinham êxito antes de serem exibidas na TV. No entanto, as cenas finais dos episódios onde existia algum mistério envolvido eram gravadas sem a presença da plateia para evitar os spoilers.

Duração das gravações

Cada episódio era de 20 minutos, mas na verdade, levava cerca de cinco horas para ser gravado.

Ellen DeGeneres no elenco?

Ellen DeGeneres, uma das apresentadoras mais famosas da América, foi a primeira convidada para interpretar Phoebe, mas acabou por recusar o papel.

Salários elevados ao longo das temporadas

Em 1994, o elenco principal ganhava cerca de 22 mil dólares por episódio. Com o decorrer da série, na última temporada, o valor passou a ser de um milhão para cada uma das personagens.

Arrependimento em alguns episódios

Marta Kauffman, uma das criadoras da série, confessa que se arrepende de alguns episódios da série, tais como o da segunda temporada The One with the Chicken Pox com a participação de Charlie Sheen. Outro episódio que a criadora mudava era o da terceira temporada The One with the Jam, quando a Phoebe começa a namorar com o perseguidor da sua irmã gêmea, interpretado por David Arquette.

O quadro da porta

Atrás da porta do apartamento de Joey existia um quadro, que em cada episódio tinha um desenho ou uma frase diferente. A verdade é que havia uma pessoa específica para fazer o desenho de cada dia, algo que acabou por atrair com entusiamo a atenção dos fãs que assistiam à série.

Os animais da série

Ao longo da série, os animais desempenhavam um papel importante, porém Lisa Kudrow tinha medo do pato que morava com Joey. Também o macaquinho de Ross foi retirado da série porque era muito difícil fazer as cenas.

Os números dos apartamentos

Um pormenor que talvez não suscitasse a atenção: o apartamento de Monica era o número 5 nas primeiras temporadas, só que depois os produtores perceberam que não fazia sentido ela morar no número 5. Então, a numeração foi alterada e a personagem passou a morar no número 20. Também o apartamento de Chandler mudou do 4 para o 19.

Regresso da série?

Numa altura em que se celebram os 25 anos de Friends, muito se falou da ideia da série voltar aos ecrãs, mas o diretor da NBC, Bob Greenblatt, confirmou que o esperado regresso nunca irá acontecer.

Partilhar Artigo: