Revista Rua

2021-05-14T14:51:21+01:00 Cultura, Fotografia

19 exposições em 16 localizações: está de regresso a Bienal’21 Fotografia do Porto

A segunda edição reúne as propostas de 15 curadores e 46 artistas nacionais e internacionais.
De Vagar o Mar ©Maria Oliveira
Redação14 Maio, 2021
19 exposições em 16 localizações: está de regresso a Bienal’21 Fotografia do Porto
A segunda edição reúne as propostas de 15 curadores e 46 artistas nacionais e internacionais.

Com o mote O Que Acontece com o Mundo Acontece Connosco, a Bienal’21 Fotografia do Porto terá lugar de 14 de maio a 27 de junho em 15 espaços da cidade do Porto e desta vez também em Lisboa e no espaço virtual. Todas as exposições e iniciativas têm acesso gratuito.

Nesta segunda edição, a Plataforma Ci.CLO, responsável pela organização e curadoria do evento, desafiou este conjunto de artistas a refletir sobre a interdependência entre os sistemas naturais e humanos e de que forma a cultura e a arte têm um papel ativo no debate sobre as vulnerabilidades sociais, económicas e ambientais.

Espaços como o Centro Português de Fotografia, a Reitoria do Porto, a Estação de São Bento ou a Galeria dos Paços do Concelho acolhem as 19 propostas expositivas de 15 curadores e 46 artistas nacionais e internacionais. Muitas das exposições são inéditas e criadas em exclusivo para a Bienal, em resultado de processos de criação individual ou colaborativo entre os artistas, em novas dinâmicas de residências artísticas virtuais.

“Esse terá sido um dos grandes desafios: articular os processos de cocriação entre os curadores e os artistas, sempre no ambiente digital. Mas o resultado foi muito surpreendente. Abriram-se novas portas, novas possibilidades e novas formas de interação com os objetos de criação. Eu diria que mais do que uma adaptação houve uma verdadeira transição, que foi curiosamente o tema da primeira edição, em 2019.”, partilha Virgílio Ferreira, Diretor Artístico da Bienal’21 Fotografia do Porto.

Paralelamente, a Bienal’21 acolherá conversas públicas e workshops, entre os quais a primeira edição do workshop internacional Art in Action – Climate and Social Responsibility, nos dias 15 e 16 de maio, com Krzysztof Candrowicz, Anna-Kaisa Rastenberger, Arianna Rinaldo, Erik Vroons.

O acesso às exposições e atividades paralelas é gratuito e sujeito à lotação dos vários espaços, que cumprirão todas as medidas de segurança sanitária necessárias. Os horários das exposições estão disponíveis no site da Bienal ’21 Fotografia do Porto.

Partilhar Artigo: