Revista Rua

2025-01-30T18:48:39+00:00 Negócios, Radar

5 brindes personalizados para promover a sua marca durante o Inverno

Os brindes personalizados inserem-se numa estratégia de Marketing de Influência.
Redação30 Janeiro, 2025

5 brindes personalizados para promover a sua marca durante o Inverno

Os brindes personalizados inserem-se numa estratégia de Marketing de Influência.

O General Inverno chegou e, embora já não traga o frio de outras eras, continua a ser a altura do ano em que as marcas mais apostam em publicidade devido a três momentos de grande apelo ao consumismo: o Natal, os saldos e o Carnaval.

Com tantos consumidores disponíveis para a compra de produtos e serviços, esta estação do ano é um momento crucial para as marcas se fazerem notar junto do grande público e poderem transformar essa identificação em mais vendas.

Não é à toa que, na época natalícia de 2023, um estudo da Advertising Association registou que os anunciantes a nível global gastaram 11 mil milhões de euros, um valor recorde superior em 4,8% em relação a 2022.

Do lado do consumidor, a Advertising Association revela que 48% dos adultos atribui à publicidade o mérito de os ajudarem a escolherem presentes, ao passo que 70% dos jovens adultos (dos 25 aos 34 anos) os considera importantes para dar cor ao espírito natalício.

Contudo, como refere Tiago Simões, presidente da APAN (Associação Portuguesa de Anunciantes), a lógica em que a televisão era o suporte de toda a publicidade já passou e foi evoluindo para uma “oferta mais alargada” em que as marcas “têm de comunicar não no mesmo sítio a mesma coisa, mas em sítios diferentes, muitas vezes, a mesma coisa, mas, idealmente, coisas diferentes para pessoas diferentes”.

Um desses novos suportes publicitários é o brinde personalizado.

Como escolher brindes que reforçam a cultura da empresa

Os brindes personalizados inserem-se numa estratégia de Marketing de Influência que, a custos reduzidos, permitem não só criar um vínculo (espera-se que permanente), como promovem a visibilidade de uma marca junto de um segmento de consumidores pré-determinado ou, de forma geral, no grande público.

Tal como acontece com um texto, uma imagem ou um fotograma de uma publicidade televisiva, os brindes personalizados transportam consigo uma mensagem e, acima de tudo, toda uma cultura empresarial associada à marca em questão, razão por que é imprescindível que a sua escolha esteja em linha com a ética de negócio.

Além disso, como serve de linha de comunicação entre a marca e o consumidor, é importante que o brinde seja útil e se enquadre nas suas necessidades e valores de quem o vai receber.

Por exemplo, com cada vez mais consumidores a definirem a sua lealdade a uma marca pelo compromisso desta com a sustentabilidade, será um verdadeiro tiro no pé optar por brindes produzidos à base de petróleo ou que sejam imediatamente descartáveis.

O descartável acaba por ser um conceito chave em toda uma estratégia de Marketing baseada em brindes personalizados, já que o grande objetivo deste tipo de objeto é criar uma identificação com o consumidor e fazer perdurar uma ligação, primeiramente emocional e, posteriormente, comercial.

Podemos encontrar exemplos bem-sucedidos do que acabamos de referir em marcas como o Lidl que, recentemente, conseguiu colocar meio Portugal a calçar sapatilhas com as suas cores e a fazer disso uma moda.

Este é um exemplo maximalista do que um produto de marketing pode fazer, mas em menor escala. Isso também acontece com as moedas para os carrinhos de compras que os hipermercados nos oferecem ou nos guarda-chuvas personalizados que é possível observarmos nas ruas sempre que chove.

Tocamos no exemplo dos guarda-chuvas personalizados e isso leva-nos a um outro ponto fulcral na escolha dos brindes personalizados para o Inverno: a adequação à estação.

A sazonalidade deve ser um dado a considerar na escolha dos seus brindes, já que os consumidores vêem neles não só uma utilidade imediata, como podem associar a marca a uma determinada altura do ano, algo que pode ser extremamente lucrativo se se tratar de uma empresa, como a Ferrero, que lança bombons apenas no Inverno.

Por último, é ainda importante que o brinde se adeque à mensagem que pretende transmitir, ou seja, que os materiais e superfície do objeto consiga comportar todos os elementos com que a marca os deseje personalizar.

Exemplos de brindes personalizados que encantam colaboradores

Com tudo o que referimos bem assimilado, é altura de lhe dar a conhecer 5 brindes personalizados que vão ajudar a promover a sua marca durante o Inverno e encantar colaboradores e clientes.

Eis os 5 magníficos:

Guarda-chuvas personalizados: Inverno é sinónimo de frio e chuva, razão mais do que suficiente para aproveitar a ampla superfície destes guarda-chuvas personalizados, e oferecê-los aos seus colaboradores e/ou aos melhores clientes/fornecedores. Graças a uma campanha em vigor, a impressão no segundo gomo destes guarda-chuvas é totalmente gratuita na Signa.

Capas de chuva: tal como os guarda-chuvas, a capa de chuva oferece-lhe um excelente suporte para personalização com a imagem da sua marca. Além disso, este brinde personalizado pode ser utilizado em recintos desportivos e festivais de música (os guarda-chuvas não), o que aumenta a visibilidade da marca.

Canecas: seja para beber água, chá ou café, as canecas personalizadas são não só um brinde útil, como estão sempre à mão de semear aumentando, deste modo, o impacto da marca.

Mantas: se a sua marca apresenta um maior volume de vendas no Inverno, a oferta de uma manta personalizada ajudará o consumidor que a recebe a lembrar-se de si.

Garrafas térmicas: a utilidade dos brindes está bem à prova nas canecas de que falamos e, agora, também nestas garrafas térmicas em duplo aço inoxidável reciclado em que os seus clientes e colaboradores podem levar o chá ou o café quente para o trabalho.

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