O regresso às aulas é um momento intenso e emocionante na vida das crianças, jovens e respectivas famílias. Vivem-se reencontros, acalmam-se saudades, partilham-se novidades, observam-se mudanças e sente-se o entusiasmo de iniciar um novo ano letivo.
Ao mesmo tempo, é um momento intimidante pois há muita novidade a acontecer. Poderá ser a mudança de escola, de turma, de professora, de ano, de ciclo, de se separarem amizades ou de se fazerem novos amigos, são motivos que poderão originar ansiedade.
Tudo isto faz parte do crescimento e desenvolvimento das crianças e dos jovens e o nosso papel enquanto adultos, pais e educadores é ajudá-los a lidar com este processo e com o eventual turbilhão de emoções. Naturalmente poderão sentir frustração, medo ou ansiedade como quase em simultâneo entusiasmo, alegria ou felicidade.
Com o objectivo de tornar o regresso às aulas num momento mais tranquilo e entusiasmante para todos, partilho algumas dicas que irão ajudar.
Dica 1: Prepare-se com antecedência
Compre os materiais escolares necessários e verifique se a lista de material escolar está completa; averigue e organize as informações sobre a escola, nomeadamente horários, localização da sala, contacto dos professores, entre outros. Caso a escola seja nova para o seu filho(a), se for possível, visite a escola antes do regresso às aulas para que a criança se familiarize com o ambiente e conheça os espaços principais que irá frequentar.
Dica 2: Faça a gestão de expectativas
Converse com o(a) seu(sua) filho(a) sobre o regresso às aulas apurando as suas expectativas; questione sobre as coisas divertidas e emocionantes que gostaria de vivenciar; fale sobre os amigos que irá reencontrar e as novas amizades que poderá fazer; explique que na escola vai aprender coisas novas e que isso é importante para o seu crescimento e desenvolvimento.
Dica 3: Estabeleça uma rotina
Defina horários para acordar/deitar, fazer as refeições e o tempo para a realização das tarefas escolares; crie um espaço de estudo tranquilo em casa, com os materiais e recursos necessários; incentive a preencherem um horário escolar que possa andar com eles. A rotina traz segurança às crianças porque ao saberem com o que contam sentem-se mais serenos e confiantes.
Dica 4: Incentive a autonomia e responsabilidade
Ensine a organizar as mochilas, a separar os materiais e livros necessários para cada dia da semana, assim como, a identificar e preparar o que for necessário para os dias em que têm actividades ou outras tarefas para fazer.
Dica 5: Esteja presente e escute
Seja um apoio emocional para o(a) seu(sua) filho(a), permitindo que expresse o que sente; esteja disponível para ajudá-lo(a) a criar hábitos e métodos de estudo e trabalho; seja um porto seguro a quem ele(a) recorrerá sempre que precisar.
Cada criança e jovem é único e tem necessidades diferentes, por isso é importante sermos um pilar de referência, respeitarmos as suas fragilidades e o seu ritmo.
As palavras chave que seleciono para o regresso às aulas são cinco: escutar, acolher, antecipar, organizar e incentivar.
Desejo a todas as crianças, jovens e pais um excelente ano letivo!
____________
Sobre a autora
Mãe de 3 crianças com 10, 8 e 5 anos, apaixonada pela família e colecionadora de boas memórias. É Orientadora Parental em Parentalidade e Educação Positivas. Na prática, ajuda famílias nos desafios da parentalidade, a torná-la mais leve e a construírem relações com mais significado.
Instagram:@anamagdabarroso