Revista Rua

2020-10-16T10:03:00+00:00 Cultura, Literatura

9 sugestões de leitura sobre alimentação saudável

Os livros que tem mesmo de ter na sua estante caso se preocupe com a melhor alimentação possível.
Redação
Redação16 Outubro, 2020
9 sugestões de leitura sobre alimentação saudável
Os livros que tem mesmo de ter na sua estante caso se preocupe com a melhor alimentação possível.

Desde 1981 que se comemora o Dia Mundial da Alimentação. Mas porquê? Qual é a importância de um dia exclusivamente dedicado à alimentação? Não temos já a roda dos alimentos para nos guiar?
O facto é que a resposta a estas perguntas é extremamente simples: o Dia Mundial da Alimentação Saudável não celebra apenas a importância extrema de ter uma alimentação variada e equilibrada, alerta consequentemente para os problemas relacionados com nutrição e procura fornecer as informações importantes para combatê-los. É a celebração e o apelo à erradicação da fome por todo o mundo e pela disponibilização e fácil acesso a alimentos nutritivos para todos.

Assim, como forma de celebrar este dia relevante, a RUA sugere uma série de livros, lançados recentemente, que têm este tema como central, desde sugestões para vegetarianos até para os que não dispensam um bom doce de sobremesa.

Cozinha das Emoções, de Daniela Ricardo

Lançado este mês pela editora Edições Chá das Cinco, este é um livro que mostra a ligação íntima entre as emoções, alimentação, comportamentos e ciclos da vida. Como forma de entender esta simbiose é fundamental perceber que somos bem mais que apenas um corpo físico e que existem cinco emoções básicas interligadas a uma qualidade energética que, por sua vez, está ligada a um órgão específico. Cozinha das Emoções retrata o assunto de forma leve e simples e, claro, pode encontrar uma série de receitas muito interessantes.
Não é um livro de autoajuda, se bem que trata de emoções. Não é um livro de saúde, mas quando aplicado pode ter efeitos benéficos no nosso dia a dia. Não é um livro filosófico, mas reflete um pouco das reflexões e experiências de Daniela. Portanto, é um livro que fala tudo e nada, daí ser tão interessante.

Cozinha Vegetariana – Doces e Sobremesas, de Gabriela Oliveira

Lançado no princípio de outubro através da editora Arte Plural Edições, Gabriela Oliveira fornece uma série de sobremesas deliciosas, fáceis e rápidas de preparar usando exclusivamente ingredientes saudáveis, com menos gorduras, com pouco (ou nenhum) açúcar e com opções sem glúten.

A autora é bastante bem sucedida nacionalmente e já comprovou a todos os seus leitores, de todas as idades, que utilizando ingredientes de origem vegetal se pode confecionar doces e sobremesas irresistíveis. Desta vez através de receitas de bolos, pastéis, muffins, tartes, mousses, cheesecakes, gelados e brownies, apresenta mais 100 receitas, sendo 40 completamente da sua autoria.

Esta leitura mais do que incentiva-lo a reinventar receitas tradicionais, vai deixá-lo com um gostinho especial de comer de forma saborosa e completamente saudável.

Tudo o que Comemos Conta, de Geninha Horta Varatojo

Viu a luz do dia em outubro pela editora Lua de papel e já é um livro de referência da cozinha macrobiótica com mais de 100 receitas vegetarianas e vegan.

Mais do que comermos de forma saudável é importante ter em atenção o tipo de vida que desenvolvemos para que haja harmonia entre o nosso lado mais yin (gentil, refletido e estético) e yang (ativo, dinâmico e extrovertido). A solução é escolhermos bem os alimentos que ingerimos e tirar maior proveito enquanto confecionamos as refeições.
Geninha Horta Varatojo, diretora do Instituto Macrobiótico de Portugal, oferece todas as ferramentas para quem quer iniciar uma vida macrobiótica ou para quem já conhece e quer aperfeiçoar. Um livro recheado de sopas, sobremesas, bebidas e até remédios caseiros.

Flor e os Alimentos Saudáveis, de Carla Brito, Francisco Silva e Paula Ruivo

Ilustrado por Célia Fernandes e editado por Zero a Oito, Flor e os Alimentos Saudáveis é um livro infantil, dos mesmos autores do livro Cozinha Paleo XXI, e tem sido um best-seller.

Como forma de abrir o mundo encantado da boa alimentação aos mais pequenos, os escritores criam a Flor, uma menina curiosa, que certo dia acorda e se pergunta porque é que comemos da forma que comemos. A história segue então a vida de Flor e Canela, o seu gato cor de laranja, pelo fantástico mundo da nutrição.
É uma sugestão perfeita para ensinar às crianças algumas dicas sobre alimentos saudáveis e cozinhar algumas receitas ideais em família.

O Poder do Jejum Intermitente, de Alexandra Vasconcelos

E se parte de uma alimentação saudável for jejuar? A Editora Planeta apresentou, em junho deste ano, um livro que pretende responder a algumas perguntas e dá razões para a adesão ao jejum. Este é um guia prático para ensinar a forma mais adequada de aplicar o jejum segundo o seu perfil, opções alimentares e ultrapassar pequenas dificuldades que possam surgir pelo caminho.
A farmacêutica e terapeuta natural integrativa reforça a importância do jejum intermitente para prevenção de doenças, aumento de vitalidade e longevidade, redução de stress, perda de peso e redução da inflamação.
Esta pode ser uma boa opção a tomar para a sua saúde aquando acompanhada por um profissional.

O Grande livro da Alimentação Saudável, de Ágata Roquette

A Contraponto Editores publica, em agosto, um manual prático que poderá mudar a sua vida e a da sua família.
Não é fácil seguir planos alimentares para controlar um problema de saúde ou de diminuir peso, por isso, este livro é bem mais do que explicar como perder cinco quilos num mês. Este é sobretudo um parceiro de vida para quem quer emagrecer de forma saudável e de modo duradouro, porque ter saúde depende, em grande medida, daquilo que ingerimos e está nas mãos de cada um escolher em que condições quer viver o tempo que tem pela frente.

Nesta obra, a Dra. Ágata Roquette ensina o leitor a comer de forma nutricionalmente equilibrada e de acordo com diferentes objetivos e fases da vida.

Cozinha com os Chakras, de Carina Barbosa

A editora Nascente lança este mês um livro que alimenta até os chakras, levando a uma nova forma de cozinhar com amor e espírito.
Equilibrar os sete chakras, centros energéticos, é uma prática ancestral que pretende alcançar a plenitude e bem-estar, sendo o melhor ponto de partida a alimentação. Para encontrar esse equilíbrio ideal é sugerido o consumo de alimentos de grande vibração que ajudem a fornecer energia vital ao organismo.
Através das cores e energia dos alimentos, Cozinha com os Chakras mostra o efeito que cada um tem no seu corpo físico, mental, emocional e espiritual, já que o chakra está ligado diretamente a diferentes áreas da mente, corpo e espírito.

Com dezenas de receitas de entradas e acompanhamentos, sopas, pratos principais e sobremesas, a autora dá-lhe dicas de como desfrutar melhor da preparação das suas refeições.

Comida Fit, de Gordon Ramsay

Em junho é lançado pela Porto Editora um guia essencial para uma alimentação saudável. Contém 100 deliciosas receitas que prometem otimizar a sua saúde, forma e bem-estar geral, deixando-o satisfeito, saciado e cheio de energia.
Gordon Ramsay, um dos chefs mais prestigiados a nível internacional, afirma que todo este lançamento é ideal para fazer em casa. “Estas são as minhas receitas preferidas sempre que quero comer bem em casa. Tudo o que espero é que lhe sirvam de inspiração para começar a cozinhar pratos que lhe deem mais saúde, seja qual for o seu principal objetivo”, reitera Gordon.
Um livro essencial para dar continuidade a uma dieta ou para retirar inspiração para começar uma, caso já esteja nos seus planos.

Partilhar Artigo:
Fechar