
A Camisola Poveira: Póvoa de Varzim celebrou o dia especial
No passado dia 8 de dezembro, centenas de pessoas saíram à rua na Póvoa de Varzim para celebrar o Dia da Camisola Poveira, instituído pelo Município em 2021.
O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim recordou como tudo começou: “quando decidiram chamar à nossa camisola uma peça de artesanato mexicano e vendê-la de forma inapropriada, os poveiros espalhados pelo mundo que é sua diáspora indignaram-se, os poveiros que estão na Póvoa também se indignaram e juntaram-se para fazer com que a camisola poveira seja o nosso maior símbolo”.
Aires Pereira transmitiu que “a Camisola conta a história de cada um dos poveiros, era o seu bilhete de identidade uma vez que os nossos pescadores não sabiam ler nem escrever e a camisola dizia qual era a sua família”.
Neste sentido, assumiu que “a Camisola é, para nós, algo muito relevante porque não se resume a uma peça de vestuário, é um símbolo de bravura, luta e resistência”, acrescentando que “muita gente morreu com esta camisola vestida” e, por isso, “temos um enorme respeito por ela e tudo o que simboliza”.
O Presidente da Câmara revelou que ao longo dos últimos três anos mais de 300 pessoas frequentaram o Curso de Formação da Camisola. A este propósito, agradeceu ao Grupo Amigos do Museu que faz questão de continuar a preservar esta memória.
Terminou, afirmando que “a Camisola Poveira nunca desaparecerá. A nossa memória, a nossa história, as nossas tradições hão-de continuar vivas”.