Revista Rua

2021-07-20T14:25:09+01:00 Descobrir, Viagens

A cidade do Porto conta com um novo espaço cultural e hoteleiro

A inauguração oficial será em setembro.
©D.R.
Redação20 Julho, 2021
A cidade do Porto conta com um novo espaço cultural e hoteleiro
A inauguração oficial será em setembro.

Chama-se M.Ou.Cu e é um projeto totalmente dedicado à música e às suas diferentes dimensões. Ao todo, integra uma sala de concertos, um hotel, um restaurante e uma “musicoteca”.

Num investimento de oito milhões de euros, este novo espaço cultural e hoteleiro está prestes a abrir portas na cidade do Porto já em agosto, em regime de soft opening. O projeto apresenta-se sob uma vertente hoteleira que é, na verdade, a primeira no país com um conceito multidisciplinar e dirigido para a componente musical. O investimento contou com financiamento no âmbito do Programa Norte 2020.

O M.Ou.Cu estende-se numa vasta área de cinco mil metros quadrados e integra um total de 62 quartos, um restaurante, uma sala de espetáculos e um “musicoteca”, sendo um local onde os visitantes poderão descobrir uma coletânea de discos de vinil, assim como livros dedicados ao universo musical. O projeto conta ainda com três salas de ensaios, um espaço inovador dedicado à saúde do músico e áreas exteriores com jardim, piscina, bar e esplanada.

Este novo espaço encontra-se na zona do Bonfim e destaca-se pela seleção de materiais totalmente pensada para ir ao encontro da estética industrial, como é o caso do betão, da madeira, do aço corten e o microcimento. Stay. Listen. Play. é a assinatura do projeto que se apresenta como um local para relaxar e vivenciar uma experiência incomparável. O conceito alia na perfeição o turismo, a cultura e a comunidade, tendo a música como fio condutor e elemento agregador.

Sob a premissa de aproximar culturas e interesses, o M.Ou.Cu sugere uma programação própria, dedicada à área da música e desenhada de forma trimestral. A equipa de gestão cultural está encarregue de assegurar a diversidade da oferta cultural, dando resposta a todo o tipo de gostos, desde rock, pop e jazz, passando pela música eletrónica e experimental. A par de um conjunto de concertos, há workshops, masterclasses e talks.

No restaurante, é possível encontrar uma combinação inspirada na tradicional gastronomia portuguesa, com um toque de inovação e criatividade. Respeitando um ambiente minimalista e acolhedor, o objetivo passa por desafiar o cliente a viajar através de uma sinfonia de sabores e sensações, numa perfeita harmonização com uma criteriosa seleção de vinhos nacionais e internacionais.

O projeto de arquitetura tem assinatura da Arquitetos Aliados e da arquiteta Susana Leite, estando a construção a cargo da CASAIS, Engenharia e Construção, SA. O M.Ou.Cu foi pensado para os verdadeiros apreciadores de música, assim como os criativos, mas também pensado para famílias que pretendem hospedar-se este refúgio. É um local para ser vivido ao ritmo de cada um.

Partilhar Artigo: