A Cidade do Zero é um evento dinâmico e multidisciplinar, que pretende colocar em evidência como seria se vivêssemos numa cidade sustentável e inclusiva. É a segunda edição e vai ocupar 3500 metros quadrados no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.
Esta “mini-cidade” criada de raiz, que pretende mostrar o que de melhor se faz no nosso país quando se fala de sustentabilidade social e ambiental, apresenta uma programação repleta de workshops, palestras, debates, oficinas e showcookings durante os dias 16 e 17 de setembro, entre as 10h e as 22h. O mercado de trocas e de vendas, com livros, plantas, roupa e, ainda, com várias oficinas de reparação de calçado, pequenos eletrodomésticos e bicicletas é também um dos destaques desta edição. A zona de restauração existente garante também a possibilidade de momentos de convívio.
Esta Cidade do Zero, que promete surpreender miúdos e graúdos, é um projeto desenvolvido pela criadora de conteúdos sobre sustentabilidade e fundadora do projeto Do Zero, Catarina Barreiros, em colaboração com João Barreiros. “Já é sabido (e sentido) que o mundo está a mudar. Que os nossos ecossistemas estão a passar por uma fase de mudança abrupta e que isso trará consequências para todos nós. Mas, no meio de más notícias que chegam todos os dias, sentimos que o mundo precisa de esperança. E é isso que pretendemos trazer com a Cidade do Zero. Uma lufada de ar fresco. Um ‘é possível’, já estamos a mudar! Uma nota positiva das pessoas e organizações que já trabalham hoje a pensar no amanhã”, afirma Catarina Barreiros.
“Todos sabemos onde temos de ir para viver como sempre vivemos. Se quisermos comprar uma camisola, comprar comida, ir ao cinema… não faltam espaços no mundo dedicados ao (sobre) consumo imediato e pouco refletido. Aqui, queremos trazer ao cidadão mais preocupado, a mesma praticidade de ter todos os projetos de circularidade e sustentabilidade no mesmo sítio. Quem procura uma camisola, encontra espaços que vão desde as trocas de roupa, à reparação ou a bancas de marcas responsáveis. Quem procura entretenimento, tem workshops, debates, e até um documentário e um espetáculo de stand up. Construímos uma cidade onde podemos continuar a encontrar tudo aquilo de que precisamos, mas sabendo que encontramos as opções com menor impacte ambiental”, acrescenta a organizadora.
Conheça a programação completa da Cidade do Zero aqui.