Revista Rua

2020-06-19T14:39:28+01:00 Descobrir, Viagens

À Descoberta de Esposende

Neste verão, Esposende merece a sua visita. Saiba porquê!
Fotografia ©Nuno Sampaio
Redação19 Junho, 2020
À Descoberta de Esposende
Neste verão, Esposende merece a sua visita. Saiba porquê!

Por Mafalda Torrinha

 

Assumindo-se como uma “Terra de Mar”, Esposende é um destino muito procurado, não só pelos minhotos, mas também por muitos estrangeiros, por conjugar na localidade o que de melhor o mar nos pode oferecer. A qualidade do peixe e do marisco, as praias ricas em iodo e a prática de desportos náuticos fazem deste um destino muito apelativo. Nas estações mais quentes, com a abertura da época balnear, é notório o aumento da agitação da cidade, que promove inúmeras atividades noturnas e diurnas, propiciando a melhor estadia possível a todos os seus visitantes.

Na foz do rio Cávado, na costa atlântica do norte do país, conciliando todas as vertentes da natureza, admiráveis vistas panorâmicas sobre a costa e riqueza cultural, Esposende merece a sua visita.

Fotografia ©Nuno Sampaio

O que visitar?

Aliando a defesa ambiental à promoção cultural do território, inserida num vasto contexto de intervenções que visam a requalificação e valorização do litoral, a Ecovia que borda o litoral de Esposende, interlaçando percursos dos Caminhos de Santiago pejados de referências culturais, tem um papel fundamental, ao revitalizar os núcleos urbanos marítimos, de proteção e defesa da zona costeira. Este agradável percurso funde bem-estar e cultura.

Na Apúlia, a paisagem remete-o para os campos masseira, que constituem uma forma de agricultura única no mundo, à qual está associada a apanha de sargaço fertilizante dos campos. A absorção da maresia exalada por aquela que, devido ao iodo, é considerada uma das melhores praias do país convida-o a percorrer os passadiços que serpenteiam entre as dunas e acolhem os famosos moinhos.

O Roteiro da Arquitetura Modernista, que compreende marcos da arquitetura contemporânea do século XX, da autoria de dois engenheiros e doze arquitetos, é uma atividade que, com tempo, poderá realizar. Propõe uma viagem por dezoito exemplares arquitetónicos localizados em Marinhas, Esposende e Fão, tendo este roteiro como epicentro a Casa das Marinhas, da autoria do arquiteto Viana de Lima. Ao longo deste extenso percurso, vislumbrará obras de Fernando Távora, Arménio Losa, Júlio Oliveira, Pádua Ramos, Alcino Soutinho e de outros arquitetos igualmente reconhecidos.

Na vila de Fão, o visitante encontra-se com a derivação da Ecovia do Cávado que o leva até à Barca do Lago, onde, para além de ter a possibilidade de praticar desportos náuticos, poderá efetuar uma travessia na barca tradicional que servia os peregrinos no Caminho de Santiago.

Ainda em Fão, o Mosteiro do Bom Jesus, construção de cariz renascentista, que o rei D. Luís tanto protegeu, onde se venera o Senhor do Passos, mais conhecido por Senhor de Fão, merece uma visita.

Fotografia ©Nuno Sampaio

Atravessando o rio Cávado, alcançará a ecovia que o levará até à marginal de Esposende, ponto de paragem demorado, mas ideal para uma imersão na história local. A Capela do Senhor dos Mareantes, o Museu Municipal ou o Museu Marítimo são pontos de interesse e de aculturação. Para os mais novos, a marginal é um excelente palco para aventuras radicais, com o parque da Caravela, o parque para os skaters e o estuário do Cávado a estender o lençol que propícia a prática de kitesurf.

No Castro de São Lourenço, monte sobranceiro a Esposende, poderá apreender a história do povoado, desde os galaicos aos romanos.

Em São Bartolomeu do Mar, a curta distância, anualmente, a 24 de agosto, o banho santo e libertador de todos os males é obrigatório e captado por fotógrafos de todo o país.

Embora os percursos da ecovia não estejam ainda concluídos na totalidade, retemperadas as forças, o caminho prossegue até ao estuário do rio Neiva, onde já é possível desfrutar de um passeio tranquilo no passadiço que integra a ecovia e o conduzirá até à ponte pedonal, considerada uma verdadeira obra de arte.

Fotografia ©Nuno Sampaio

Onde ficar?

A comodidade e a boa receção são fatores essenciais para quem procura alojamento. Se pudermos associar estes fatores ao contacto permanente com a natureza e a outras prazerosas experiências, como acontece em Esposende, melhor.

Estas são algumas das nossas sugestões:

Apúlia Praia Hotel

Localizado na pitoresca vila da Apúlia, a apenas 450 metros da praia, que constitui parte dos Caminhos de Santiago de Compostela pela costa, este hotel beneficia de uma excelente localização.

Para além do restaurante Moinho de Vento, vencedor da 10.ª edição do Concurso gastronómico Março com Sabores, os seus hóspedes poderão encontrar o campo de golfe da Estela nas proximidades, onde beneficiarão de condições especiais.

Axis Ofir Beach Resort Hotel

Com uma vista magnífica para a praia de Ofir, o Axis Ofir Beach Resort Hotel, implantado no Parque Natural do Litoral Norte, no pinhal de Ofir, na vila de Fão, entre dunas, praia, pinhal e a foz do rio Cávado, é a combinação perfeita para quem pretende descansar em contacto com a natureza.

Tendo acesso direto à praia, o hotel dispõe ainda de pistas de bowling, sala de jogos, duas piscinas exteriores e dois courts de ténis, ginásio, relvado para futebol e um parque infantil.

Durante o mês de agosto, com a abertura do Centro de Bem-Estar, poderá usufruir de diversos tipos de massagens.

Hotel Suave Mar

Junto à foz do Rio Cávado, harmoniosamente integrado num meio natural, reúne condições absolutamente únicas para quem procura descanso e bons momentos.

A piscina, o court de ténis, o ginásio e o parque infantil são algumas das ofertas deste hotel que, devido à sua localização, possibilita a prática, no exterior, de desportos náuticos e motorizados.

Estalagem Parque do Rio

No pinhal de Ofir, junto ao rio Cávado e muito próxima da praia, esta unidade hoteleira dispõe de 33 quartos equipados com casa de banho, televisão satélite, aquecimento central e varanda privativa. O extenso pinhal pela qual se rodeia e os jardins privativos proporcionam uma estadia inesquecível, permitindo, sem a perturbar ou modificar, que tire partido de toda a natureza envolvente.

Nas suas imediações, poderá explorar a gastronomia num dos dois restaurantes albergados pela Estalagem: o Papa Amoras e o Yume, restaurante de sushi. Para se divertir e relaxar, umas idas à piscina ou ao Lounge Bar Sky Valley são aconselhadas.

Axis Ofir Beach Resort Hotel

Onde comer?

Os restaurantes de Esposende distinguem-se pela qualidade do peixe e do marisco que servem, fazendo jus ao epíteto de “Terra de Mar”. Através de métodos ancestrais, as comunidades piscatórias de Esposende e Apúlia ainda se dedicam à captura de pescado que, acompanhado de vinhos verdes da região, enobrecem e perfumam as mesas dos restaurantes.
Nas ofertas gastronómicas que vão surgindo, é percetível a reinvenção do património culinário herdado das culturas judaica, moura e cristã.

No entanto, embora a região nos convide à sua degustação, há sempre agradáveis alternativas ao peixe e ao marisco.

Restaurante Varandas do Cávado

Situado no Hotel Suave Mar, em Esposende, com vista para o rio Cávado, é caracterizado por um serviço personalizado e requintado. Vencedor de uma das edições do concurso “Março com Sabores do Mar”, onde apresentou um escabeche de robalo em cama de batata-doce, que poderá degustar, para além de pratos tradicionais minhotos, numa ida ao restaurante. O conhecido arroz de Esposende e os filetes de linguado com arroz de tomate são também pratos muito conhecidos da carta que apresentam.

Attytude by Sky Valley

Attytude by Sky Valley

Criado pelo grupo Sky Valley, o Attytude, situado na principal rua de Esposende, a Rua Direita, com a sua ementa colorida, assume-se como o restaurante mais instagramável do concelho. As inspirações londrinas e nova-iorquinas fazem deste um restaurante trendy e, por isso, muito procurado.

Os nachos com guacamole e chili, as pizzas e os hambúrgueres em pão colorido, assim como o brunch de domingo em regime de buffet são as maiores atrações gastronómicas do Attytude, que também promove dezenas de atividades “afterwork”, sempre com a presença de um DJ convidado.

X-Praça

Numa pitoresca pracinha, mesmo nas traseiras da Câmara Municipal, o X-Praça é já considerado um restaurante icónico de Esposende. Os pratos de produção própria são, na sua maioria, trabalhados para agradar os amantes de comida saudável.

Para acompanhar os seus snacks, tostas, hambúrgueres ou massas, até porque este se assume um wine bar, tem mais de 20 opções de vinho a copo, sangrias e cervejas estrangeiras e artesanais. Se pretender degustar um prato que se aproxime da linha da cozinha mais tradicional portuguesa, há sempre a possibilidade de seguir a sugestão diária.

Sra. Peliteiro

Na Quinta da Barca, em Gemeses, Esposende, pela comida e pela localização, a Sra. Peliteiro é dos restaurantes mais procurados na zona. Ali, diante da tranquilidade das águas do Cávado, a chef Paula Peliteiro apresenta propostas de “cozinha global portuguesa”. Os pratos refletem um cruzamento dos ingredientes portugueses, dando preferência a produtos locais, com a comida do Mundo.

De terça-feira a domingo, das 12h às 16h, e aos sábados, das 19h às 23h, poderá experimentar o polvo à Sra. Peliteiro, pernil de porco fumado no forno ou a tagine minhota acompanhada de couscous marroquino.

Rita Fangueira

É no coração da vila, em Fão, que a Rita Fangueira, uma das casas mais conhecidas do concelho, combina o sabor com a tradição. Os famosos filetes de polvo e as costeletas recheadas com creme de camarão, tal como a doçaria regional, como os travesseiros de Fão e os pastéis de chila fazem as delícias de por quem lá passa e é carinhosamente recebido pela sua equipa.

Padaria Bar

Na zona ribeirinha de Fão, conhecido por promover encontros intergeracionais e pelas receções calorosas aos seus clientes, de portas abertas desde 1993, este tão carismático bar combina, agora, finger food com cocktails. Com o Cávado como cenário de fundo, ao som de boa música, é ideal para quem pretende usufruir de uma agradável happy hour e, quiçá, prolongá-la até à noite, podendo assistir a música ao vivo ou participar numa das suas conhecidas festas temáticas.

Chalé Tapas Bar

Próximo da Igreja do Bom Jesus e a poucos metros do rio, em Fão, o Chalé Tapas Bar prima pela combinação de diversos sabores, num conceito inovador, criativo e jovem. Muito conhecido por ser um dos pontos de paragem dos peregrinos de Santiago de Compostela, lá poderá saborear um sem número de tapas, sendo as mais conhecidas as asinhas de frango, as moelas e os rojões tipicamente minhotos, a tortilha e as broas recheadas. Ocasionalmente, a sopa de peixe confecionada pelo chef Diniz Faria, que através das redes sociais publica diariamente os menus, atrai dezenas de pessoas.

Restaurante A Salgueira

No Litoral de Esposende, na Apúlia, encostado ao pinhal e numa das últimas perpendiculares à duna, encontramos A Salgueira. Procurado pela frescura do peixe e do marisco, bem como pelo atendimento personalizado, o espaço amplo e inundado por luz natural está organizado em dois níveis, ambos elegantemente decorados.

O marisco e o peixe grelhado, a massa de robalo, o arroz de lavagante e o rosbife, de todos os pratos constituintes do cardápio, são os mais apreciados, geralmente, pelos clientes.

Partilhar Artigo: