Revista Rua

2020-04-01T15:20:30+01:00 Radar

A incrível história de Cal Lockwood, o locutor de rádio da Noruega descoberto por Markl e Bruno Nogueira

O já habitual direto de Bruno Nogueira levou a que os portugueses, por intermédio de Nuno Markl, conhecessem o locutor de um rádio no Ártico – tem já milhares de seguidores!
Instagram de Cal Lockwood
Andreia Filipa Ferreira1 Abril, 2020
A incrível história de Cal Lockwood, o locutor de rádio da Noruega descoberto por Markl e Bruno Nogueira
O já habitual direto de Bruno Nogueira levou a que os portugueses, por intermédio de Nuno Markl, conhecessem o locutor de um rádio no Ártico – tem já milhares de seguidores!

Uma das maravilhas desta fase de isolamento social tem sido, para nós portugueses, os diretos de Instagram do comediante Bruno Nogueira. Todos os dias (à exceção do fim de semana), Bruno Nogueira senta-se com um copo de vinho na mão, conta-nos o seu dia em quarentena e junta várias caras conhecidas à conversa numa espécie de talkshow sem tabus – chamou-lhe “Como é que o bicho mexe?” e até já tem um genérico musical criado pelo músico Dillaz. Todas as noites, Nuno Markl, Salvador Martinha, Nuno Lopes, João Manzarra, João Quadros, Filipe Melo, entre muitos outros nomes reconhecidos pelo público português, juntam-se ao direto e falam abertamente sobre questões (pouco ou quase nada) relevantes para a nossa sociedade. Até que…

… Até que uma história se torna maior do que o próprio direto!

Tudo aconteceu na noite de ontem, durante a intervenção do radialista Nuno Markl que, após Bruno Nogueira mencionar a utilização da plataforma Radio Garden para ouvir música do Nepal enquanto jantava, contou uma história magnífica: num pequeno estúdio de rádio no Ártico, em Longyearbyen, na Noruega, estava Cal Lockwood, um locutor sozinho e sem seguidores no Instagram – apenas Nuno Markl, Ana Galvão e outra pessoa o seguiam – que fazia um trabalho reconfortante ao passar música da primeira metade do século XX, sobretudo jazz, na Arctic Outpost Radio (AM 1270). A conversa com Bruno Nogueira levou Nuno Markl a lançar o desafio aos 45 mil espectadores que viam o direto no Instagram: “Não era muito giro irmos todos seguir o senhor?”. Era. E foi! No espaço de dez minutos, Cal Lockwood viu a sua página crescer para os 20 mil seguidores e ser inundada de comentários de portugueses! À hora de redação deste artigo, já se contam 40 mil seguidores.

Rapidamente, o desafio subiu de tom, com o ator Nuno Lopes a pedir para os seguidores fazerem uma espécie de Discos Pedidos, convidando Cal Lockwood a tocar na sua rádio canções do português Mário Laginha. O melhor de tudo isto? Aconteceu mesmo!

No ar, o locutor deixou uma mensagem de agradecimento (que pode ser ouvida na página de Instagram de Nuno Markl) e passou até Mário Laginha. Numa mensagem enviada a Mark, Cal Lockwood explica que é um resistente das ondas média e curta e que faz esta rádio na recôndita Longyearbyen mais para seu próprio gozo – uma vez que quase ninguém o ouve. A invasão de portugueses fez até que Lockwood tivesse de repensar a capacidade do servidor para o seu streaming!

A música, essa, é “incrivelmente boa” segundo Nuno Markl. Quer ouvir? Clique aqui.

Relembramos que os diretos no Instagram de Bruno Nogueira iniciam por volta das 23h e são uma companhia imperdível nestes dias de confinamento social.

Partilhar Artigo: