Revista Rua

2020-05-15T17:31:22+00:00 Cultura, Outras Artes

A Oficina lança loja online com uma vasta gama de produtos intemporais

É neste novo lugar d’A Oficina que o artesanato continua a ser fortemente representado pela arte e história que encerra a Cantarinha dos Namorados e o Bordado de Guimarães.
Maria Inês Neto
Maria Inês Neto15 Maio, 2020
A Oficina lança loja online com uma vasta gama de produtos intemporais
É neste novo lugar d’A Oficina que o artesanato continua a ser fortemente representado pela arte e história que encerra a Cantarinha dos Namorados e o Bordado de Guimarães.

A Oficina anunciou o lançamento da nova loja online com uma multiplicidade de produtos que procuram interligar o passado e o presente da história de Guimarães. Este projeto vem completar a oferta da Loja Oficina – uma casa localizada na Rua Rainha D. Maria II, no Centro Histórico da cidade – que, a partir de hoje (15 de maio), abre as suas portas na nova plataforma digital com o intuito de chegar a todo o mundo e dar a conhecer os seus produtos diversos.

É neste novo lugar d’A Oficina que o artesanato continua a ser fortemente representado pela arte e história que encerra a Cantarinha dos Namorados e o Bordado de Guimarães. Aqui é possível adquirir uma variedade de produtos, como as tradicionais toalhas, lenços, guardanapos, bases de copos ou sacos aromáticos, entre outras versões criativas de aplicação deste ofício tradicional e vimaranense. No dia em que se celebra a inauguração deste portal online, A Oficina volta também a abrir as suas portas da Loja localizada em pleno Centro Histórico, assinalando o regresso do público a este local, adaptando-se às novas rotinas impostas pelo contexto atual de saúde pública, assim como todas as medidas de segurança.

Na loja online é possível encontrar uma série de publicações e edições, com uma lista de exemplares que contam também muito da história artística e cultural promovida e vivida na cidade vimaranense. Percorrendo diversos temas, desde as artes visuais, a música ou as tradições populares, há inúmeros livros de exposições que, ao longo dos últimos 15 anos, habitaram o solo vimaranense. São publicações especiais, dedicadas ao incontornável festival Guimarães Jazz, das festas Nicolinas ou dos vários números da Veduta – uma revista anual que procura dar a conhecer estudos e projetos que têm sido desenvolvidos dentro das várias vertentes do património móvel, imóvel e imaterial – entre outras edições alusivas às vivências deste território.

O Bordado de Guimarães – que recebeu a sua certificação oficializada em 2010 – transformou-se ao longo dos tempos, revestindo-se de um conjunto de características particulares que garantem autenticidade. As suas seis cores (vermelho, azul, bege, cinza, branco e preto), usadas isoladamente, a reprodução de motivos estilizados e o uso de vinte e um pontos tornam este símbolo tão particular. Já a Cantarinha dos Namorados desvenda uma longa história e tradição, reproduzindo a forma de um cântaro de água, sendo decorada com apontamentos em alto-relevo e polvilhadas com pó de mica, cuja manufatura se preserva desde o século XVI.

No arranque desta plataforma digital, A Oficina está a promover uma campanha especial: na compra de um valor superior a 25€ em peças de bordado é oferecido um exemplar do livro Bordado de Guimarães. Renovar a tradição. Na compra de outros produtos de artesanato disponíveis, em igual valor, é também oferecido um exemplar do livro As Artes e as Mãos da História.

A partir desta sexta-feira, dia 15 de maio, a Loja Oficina passa a poder ser visitada pelo público, de segunda a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00, com o intuito de chegar gratuitamente os seus espaços expositivos e adquirir os seus produtos artesanais.

https://www.loja.aoficina.pt/

Partilhar Artigo: