Revista Rua

2019-05-28T20:50:47+00:00 Gastronomia, Radar, Sabores

A riqueza gastronómica dos Açores está em destaque em junho

A 8.ª edição do 10 Fest Açores vai desafiar dez chefs nacionais e internacionais para um evento gastronómico que celebra os Açores.
Redação
Redação28 Maio, 2019
A riqueza gastronómica dos Açores está em destaque em junho
A 8.ª edição do 10 Fest Açores vai desafiar dez chefs nacionais e internacionais para um evento gastronómico que celebra os Açores.

São dez dias, dez chefs e dez jantares, de 20 a 29 de junho, no restaurante Anfiteatro, um espaço com uma vista deslumbrante para a baía de Ponta Delgada, nos Açores. Organizado pela Escola de Formação Turística e Hoteleira (EFTH) dos Açores, este que é o maior evento gastronómico do arquipélago põe em destaque a riqueza dos ingredientes da região, numa odisseia pelas experiências gastronómicas açorianas. Os dez chefs convidados vão surpreender com dez jantares de degustação, de seis pratos, com os melhores vinhos à mistura. E quem são os chefs responsáveis por tamanha proeza?

Chef António Galapito

A 29 de junho, António Loureiro, d’A Cozinha, de Guimarães, premiado com uma estrela Michelin. As suas sugestões vão ser harmonizadas pelo distribuidor de vinhos Pote dos Desejos. A 21 de junho, no Dia dos Açores, é a vez do chef pasteleiro Francisco Pavia, com harmonização da CVR Açores. A 22 de junho chega o chef Vasco Coelho dos Santos, do portuense Restaurante Eskalduna, acompanhado pelo produtor de vinhos Azores Wine Company e António Maçanita. No dia 23, Gonçalo Costa, chef executivo dos restaurantes Tágide, Wine Bar e Saraiva’s, em Lisboa, prepara as suas sugestões com a ajuda da empresa Paulo Teixeira e o produtor de vinhos Quinta Nova Nossa Senhora do Carmo. O chef Antony Gonçalves, do Kanopi, em Nova Iorque, é o responsável pela surpresa da noite de 24 de junho, com harmonização do produtor de vinhos Monte dos Perdigões. A 25 de junho, vindo do restaurante lisboeta O Prado, António Galapito vai preparar-se para surpreender os convidados com a ajuda do produtor de vinhos Esporão. De seguida, no dia 26 de junho, é a vez do chef Leandro Carreira, do restaurante Londrino The Sea, The Sea. A harmonização fica a cargo da Herdade do Rocim. O chef do lisboeta Altis Belém, Fernando Cardoso, tem o dia 27 de junho por sua conta. A Adega Mayor é o acompanhante. Ainda, a 28 de junho, o chef Francesco Dilli, do Ferreira Café, no Quebec, marca presença, acompanhado pelos vinhos do Groupe Ferreira. Por fim, o dia 29 de junho é dedicado aos transmontanos do Restaurante G, em Bragança: o chef Óscar Geadas, premiado com estrela Michelin será acompanhado pelos vinhos d’A Vinha Garrafeira e o sommelier António Gonçalves, também do Restaurante G, termina a programação com a ajuda da equipa do restaurante Anfiteatro e os barmens Miguel Lapa e Rui D’Almeida.

Sobre este evento, a diretora executiva da Escola de Formação Turística e Hoteleira (EFTH), Maria da Graça Teixeira, afirma: “Com o 10 Fest Açores pretendemos proporcionar a todos os colaboradores e formandos momentos únicos de aprendizagem com os chefs participantes e celebrar com o público o potencial dos produtos açorianos, tendo em conta o receituário tradicional e a sua riqueza gastronómica. Apostando na inovação, a EFTH pretende continuar a liderar um movimento de atualização da cozinha açoriana, que sirva de motivação às empresas, aos profissionais e às jovens promessa”.

Informações importantes:

Para viver uma experiência inesquecível nos Açores, o evento apresenta valores com descontos promocionais, a não perder, e depois basta reservar. As reservas encontram-se disponíveis em www.riac.azores.gov.pt

Preços:

21 a 28 de Junho – 50€*

20 e 29 de Junho – 60€*

Os jantares são menus de degustação com 6 pratos e vinhos incluídos

*Descontos promocionais até 3 de junho

Partilhar Artigo: