Revista Rua

2019-08-27T11:29:35+01:00 Cultura, Outras Artes, Radar

A Salto: Elvas recebe atividades artísticas

O festival é coordenado pelo UMCOLETIVO.
Rita Almeida27 Agosto, 2019
A Salto: Elvas recebe atividades artísticas
O festival é coordenado pelo UMCOLETIVO.

De 30 de agosto a 1 de setembro decorre o festival A Salto, em Elvas. Através de 14 projetos artísticos, de diferentes disciplinas e atitudes, o evento acontece em vários espaços da cidade, como a Cisterna, a Fábrica da Ameixa, a Torre Fernandina e também em vários locais públicos. Todas as atividades são de entrada gratuita.

“O que é uma cidade em estado de graça? Talvez seja essa a pergunta que desenha a nossa cartografia”, refere o UMCOLETIVO, coordenador do festival. A ideia é que exista um órgão coletivo e vital a todos (comunidade, artistas, transeuntes) que faça fluir a arte.

O A Salto faz-se de muitas pessoas que acreditam num território e plantam a semente do pulmão, “acreditando que esse pulmão nasce como as árvores e as flores”. Quem passar por Elvas nestes dias vai ver os plantadores de pulmões pela cidade, abrindo as portas à Cisterna com sons do fim do mundo, pintando passarinhos verdes, costurando mantos vivos e transformando material vindo do lixo. Pode contar com teatro, literatura, histórias tradicionais, arte urbana, música, dança, circo, vídeo, entre outras atividades.

“O festival nasceu dos nossos sonhos”, conta ainda a organização. Dizem, ainda, que de ano para ano têm perdido apoios financeiros, uma vez que não têm nenhum produto para vender. Apesar disso, não esquecem o propósito do festival e o valor da arte, que querem mostrar a todos.

A programação está disponível aqui.

Partilhar Artigo: