Revista Rua

2020-08-17T17:54:46+01:00 Sabores, Vinhos

A sugestão de vinhos para o verão do sommelier Luigi Galante, do Terraço Editorial

Quais os vinhos a provar este verão? O sommelier do restaurante lisboeta Terraço Editorial diz-nos!
Redação17 Agosto, 2020
A sugestão de vinhos para o verão do sommelier Luigi Galante, do Terraço Editorial
Quais os vinhos a provar este verão? O sommelier do restaurante lisboeta Terraço Editorial diz-nos!

Localizado no topo do edifício da loja Pollux, o restaurante-bar Terraço Editorial assume-se como uma biblioteca de vinhos onde o vinho nacional é a personagem principal. Este é um espaço que aposta na gastronomia e vinicultura portuguesa, convidando a beber um copo e a comer com uma das melhores vistas sobre Lisboa. O chef Rui Rebelo é o responsável pelo espaço e o criador de mais dois espaços em pleno coração de Lisboa: o restaurante Oficina do Duque, nas famosas escadinhas da Calçada do Duque e a Oficina Craft Snackery, na Rua do Duque.

Tendo como ponto de partida o vinho nacional, a RUA perguntou a Luigi Galante, o sommelier do Terraço Editorial, quais os vinhos a provar neste verão. Aqui ficam as suas sugestões:

Kompassus Blanc 2016 – Bairrada (vinho espumante)

A Bairrada é uma região de excelência na produção de espumantes em Portugal e este é um belo exemplo disto. A sua elegância e finura aliam-se a uma frescura e cremosidade que o torna muito completo. O seu aroma é cítrico com algumas notas que lembram pão e brioche. É um vinho muito bom para a mesa e acompanha perfeitamente entradas frias, queijos, enchidos e pratos de carne suína.

Morgado do Quintão 2018 – Algarve (vinho branco)

Eis um vinho que representa bem a sua origem. Vindo do Algarve, com influência atlântica, possui um perfil muito fresco, mineral e subtilmente salino. É versátil por ser ideal para acompanhar alguns pratos leves de peixe e igualmente bem-vindo para ser apreciado sozinho, de preferência em alguma encosta com vista para o mar.

Casa da Passarella – Abanico Reserva  2017 – Dão (vinho branco)

Proveniente da sub-região da Serra da Estrela, este vinho apresenta a frescura e elegância típicas do Dão em conjunto com um perfil complexo e gastronómico. O seu aroma lembra flores brancas e fruta de caroço que se unem a toques de especiarias. A sua textura e estrutura tornam-no um excelente candidato para a mesa.

Muxagat 2018 – Douro (vinho rosé)

Um rosé duriense fresco com um perfil seco, puro, vegetal e com a fruta muito bem integrada. É um vinho muito equilibrado e com ótima estrutura. Uma boa companhia para pratos de carnes leves, peixes e saladas ou mesmo para se beber sozinho num dia ensolarado de verão.

1000 curvas – Touriga Nacional & Avesso 2018 (vinho tinto)

Este tinto versátil une o perfume e a elegância da casta tinta Touriga Nacional com a frescura da casta branca Avesso. Esta união, oriunda da zona de Baião junto ao Rio Douro, entrega-nos um vinho bem fresco com muitos frutos vermelhos, algumas notas florais e cítricas, tornando-o um tinto ideal para dias quentes. A sua estrutura e alguma rusticidade tornam-no um vinho muito bom e democrático para a mesa, podendo acompanhar entradas frias e leves ou até mesmo carnes mais gordurosas.

Luigi Galante
Partilhar Artigo: