Revista Rua

2019-02-13T14:29:13+00:00 Atelier, Moda

A t-shirt da Josefinas que pode salvar a vida de uma mulher

Redação
Redação12 Fevereiro, 2019
A t-shirt da Josefinas que pode salvar a vida de uma mulher

Do calçado para a roupa, a Josefinas acaba de lançar uma linha de t-shirts especiais e solidárias de nome Collections. Criada em parceria com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), por cada t-shirt vendida, uma mulher vítima de violência doméstica é apoiada pela associação. “O montante angariado pela venda de cada t-shirt destina-se às Casas de Abrigo da APAV para que mulheres em perigo tenham acesso a necessidades básicas, como abrigo, alimentação e apoios jurídicos, sociais e psicológicos durante um mês”, explica a representante da instituição, Tânia Antunes. Esta não é a primeira iniciativa solidária da marca portuguesa. Collections integra a iniciativa You Can Leave da Josefinas, uma linha de sapatilhas solidárias, também criada em parceria com a APAV, que já apoiou uma média de 24 mulheres vítimas de violência doméstica por mês, em Portugal, desde junho de 2018.

A linha foi apresentada em pleno ambiente de New York Fashion Week, a semana de moda de Nova Iorque que arrancou no dia 1 de fevereiro e perdura até 16 deste mês. A intenção da Josefinas é, precisamente, provocar uma mudança na narrativa, unindo a indústria da moda em torno deste grave problema social.

Maria Cunha, CEO da Josefinas

“Com Collections pretendemos provocar uma discussão e sensibilizar para a ocorrência deste crime silencioso. Cada t-shirt conta a história de uma mulher vítima de violência doméstica e são um espelho das histórias de milhares de mulheres. A violência doméstica pode acontecer a qualquer uma de nós e é importante, fundamental diria, falarmos sobre este flagelo”, partilha a CEO da Josefinas, Maria Cunha. A representante da marca portuguesa confessa estar orgulhosa do resultado: “Ao usarmos esta t-shirt estamos a dizer que a violência doméstica não pode ser encoberta!”

Marcelo Lourenço & Pedro Bexiga

A materialização desta linha contou, ainda, com o apoio da dupla criativa mais premiada em Portugal, Marcelo Lourenço e Pedro Bexiga, detentores de um Leão de Ouro (um dos reconhecimentos mais emblemáticos da indústria cinematográfica). “Foi a minha esposa que me chamou a atenção para a Josefinas. Quando vi os sapatos e o trabalho que a marca tem desenvolvido contra a violência doméstica, tive a certeza que queria trabalhar com ela”, confessa Marcelo Lourenço, explicando o conceito da iniciativa: “Quisemos retratar a violência doméstica através da linguagem e iconografia do mundo da moda. Sendo um crime que continua a acontecer dentro de quatro paredes, com milhares de mulheres a sofrerem em silêncio, decidimos ilustrar as desculpas mais usadas pelas vítimas para explicarem às suas famílias e amigos os ferimentos e as nódoas negras que surgem”. Nas t-shirts podem ler-se frases como “caí pelas escadas”, “fui contra um armário” ou “fui contra uma parede”.

Os desenhos presentes nas t-shirts foram desenhados pela reconhecida artista britânica Jacqueline Bissett e cada modelo ilustra uma desculpa usada pela vítima para explicar a origem dos seus ferimentos.

Collections está disponível em exclusivo na loja online da Josefinas por 79€.

Jacqueline Bissett
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