Revista Rua

2020-03-10T11:28:19+00:00 Ao Volante, Atelier

Alfa Romeo Giulia GTA – 55 anos depois, o despertar do “monstro”

Partilhar Artigo:
Redação5 Março, 2020
Alfa Romeo Giulia GTA – 55 anos depois, o despertar do “monstro”
Partilhar Artigo:

Para a celebração dos 110 anos da marca italiana, nada melhor do que a apresentação, não de um, mas de dois modelos – e estamos a falar dos mais potentes de sempre da marca de Arese: o Alfa Romeo Giulia GTA (Gran Turismo Alleggerita) e Giulia GTAm (Gran Turismo Alleggerita Maggiorata) .

Em termos de performance e capacidade técnica a sigla GTA é sinónimo do que de melhor a Alfa Romeo tem para oferecer.

O novo Giulia GTA inspira-se técnica e conceptualmente no modelo homónimo de 1965, desenvolvida pela Autodelta a partir do Giulia Sprint GT que participou em provas desportivas pelo mundo com grande sucesso.

O novo Giulia GTA deriva do Quadrifoglio, surgindo equipado com uma versão ainda mais potente do motor V6 bi-turbo de 2.9 litros, aqui com 540 CV de potência, ou seja, mais 30 CV do que o modelo de base e chega aos 100 km/h em 3,6 segundos. Este modelo adota ainda materiais bastante ligeiros para uma redução na ordem dos 100 kg face ao Giulia Quadrifoglio atingindo assim uma relação peso/potência de 2,82 kg/CV.

O interior é de um autêntico carro de corridas, mas com permissão para circular na estrada. Todo o tablier, portas, porta-luvas, pilares e bancos são forrados a Alcantara. No caso da versão GTAm, o interior é ainda mais radical. No lugar dos bancos traseiros surge agora um roll-bar para aumentar a rigidez estrutural do modelo e incrementar a segurança em pista. Os painéis das portas traseiras foram retirados e junto ao local outrora ocupado pelos bancos surge agora um espaço para a colocação dos capacetes e de um extintor de incêndio.

O novíssimo Giulia contará com duas versões e ambas fazem parte de uma série limitada de 500 unidades no total. Quer o GTA quer o GTAm serão entregues aos clientes com a devida numeração e certificação do exemplar em causa, como se um item de coleção se tratasse. Mas as surpresas não ficam por aqui, cada proprietário vai receber um capacete Bell com as cores do seu automóvel, um fato de competição e sapatilhas da Alpinestars, um curso de condução em circuito na Academia Alfa Romeo e uma lona Goodwool de proteção.

Resta esperar pela revelação dos preços.

Partilhar Artigo: