Revista Rua

2020-10-23T15:53:28+00:00 Atelier, Bazar

Algumas sugestões para festejar o Halloween em segurança

As sugestões da RUA para viver o Halloween em segurança.
Redação
Redação23 Outubro, 2020
Algumas sugestões para festejar o Halloween em segurança
As sugestões da RUA para viver o Halloween em segurança.

Por Vera Salazar

BOO! Parece que vivemos num filme de Halloween, não é? É certo que o ano nos pregou várias partidas, tornou algumas cidades fantasma e despertou algumas maldições, mas, colocando tudo isto à parte, chegou a altura do ano em que podemos dar vida a um personagem de um livro, de um filme ou de um desenho animado… e ter alguns doces no processo. Como o Frankenstein, trazemos a tradição novamente à vida agora seguindo todos as diretrizes de segurança. De filmes a decoração, de culinária a uma caça aos doces, a RUA apresenta uma série de sugestões para proporcionar um Dia das Bruxas memorável para os mais pequenos.

Sugestões de filmes de Halloween

Uma das tradições mais assustadoramente divertidas são os filmes, sobretudo algumas adaptações da Disney absolutamente deliciosas para reviver a infância. Para isso, planeie uma noite de cinema caseiro com acompanhamento especial de clássicos.

Noiva Cadáver

É um filme de animação em stop motion de 2005, produzido por Tim Burton e realizado pelo mesmo em companhia de Mike Johnson. Conta a história de Victor e Victoria e do seu casamento arranjado pela família. Nervoso com a cerimónia, Victor vai praticar os seus votos sozinho para a floresta e senta-se num tronco de árvore. Pelo menos era o que pensava, porque na verdade o tronco era o braço esquelético de Emily, uma noiva que foi assassinada depois de fugir com o seu amor. Convencida que estava agora prometida, Emily leva Victor para o mundo dos mortos. No entanto, Victor precisa urgentemente de voltar antes que Victoria case com o Lorde Barkis, um homem muito malvado. Será que Victor saberá qual é a sua noiva afinal?

Família Addams

Um filme indispensável para ver na noite de Halloween. Um clássico que retrata o retorno do irmão desaparecido de Gomez Addams, ou pelo menos um homem que diz ser o irmão de Gomez. Apesar da extrema felicidade da família, Morticia começa a suspeitar que Fester é uma fraude, já que não consegue lembrar-se de detalhes íntimos da sua vida passada. Com a ajuda do advogado Tully Alford, Funério consegue despejar a família Addams e Gomez descobre que os dois homens sempre estiveram a conspirar roubar a fortuna da sua família. A partir daí acompanhamos as aventuras e desventuras dos Addams para salvar a sua casa e fortuna, mantendo-se sempre unidos.

E.T. O Extraterrestre

É impossível não chorar com este filme e não nos lembrarmos da célebre imagem da bicicleta a voar com a lua como plano de fundo.

É uma comovente história da década de 80 que ocupa um lugar especial na cinematografia de Steven Spielberg. Escrito por Melissa Mathison, com os jovens Henry Thomas, Drew Barrymore e Peter Coyote, E.T relata a história de Elliott, um jovem rapaz, que faz amizade com um pequeno alien inofensivo que se encontra longe do seu planeta. Elliott decide então manter a adorável criatura em segredo e, em casa, apresentá-lo aos irmãos.

Uma história sobre amizade, simplicidade, amor e diferenças. Uma icónica obra passada durante as festividades do Halloween.

Eduardo Mãos de Tesoura

Peg Boggs é uma vendedora que acidentalmente descobre Edward, um jovem que mora sozinho num castelo no topo de uma montanha. Criado por um inventor que morreu antes de dar mãos ao estranho ser, Edward possui duas tesouras no local onde deveriam ser as suas mãos e isso impedi-o de se aproximar dos humanos, a não ser para criar revolucionários cortes de cabelo ou recriar as formas dos arbustos. Edward é vítima da sua inocência e do seu grande coração quando perseguido e usado por outros.

Um filme que nos fará rir e chorar ao mesmo tempo, mas que no fim vivem todos felizes para sempre.

Frankenweenie

Já que falamos em cima do famoso Frankenstein não poderíamos deixar de incluir uma adaptação da Disney: Frankenweenie.

Victor adora fazer filmes caseiros de terror onde Sparky, o seu cãozinho, é a estrela. Quando o cãozinho morre atropelado, Victor fica desolado e inconformado. Inspirado por uma aula de ciências que teve na escola em que o professor lhe mostra ser possível estimular os movimentos através da eletricidade, o miúdo constrói uma máquina que permite ressuscitar Sparky. Tudo dá certo, o que Victor não esperava era que o seu melhor amigo voltasse com hábitos um pouco diferentes.

Coco

Criado pelos estúdios Disney Pixar, o filme Coco é uma aventura em animação computorizada, realizada e escrita por Lee Unkrich. O filme inspira-se no tradicional festival do Dia dos Mortos, celebrado em vários países da América Central e em muitas zonas dos EUA. É uma celebração de origem indígena em honra dos que já partiram. Este filme traz a história de Miguel, de 12 anos, que tem o sonho de ser um músico famoso, como Ernesto de la Cruz, o seu maior ídolo. Apesar do inegável talento, a sua família desaprova este seu sonho e tenta fazê-lo abandonar a música. Até que, no meio de tanta insistência em provar a todos que consegue chegar onde quiser, Miguel acaba por evocar um encantamento que o leva para o estranho Mundo dos Mortos, onde encontra alguns dos seus antepassados.

Existe também a possibilidade de ver todos estes filmes em família através da extensão do Google Chrome chamada de Netflix Party onde os utilizadores da plataforma de streaming podem comentar tudo em tempo real, podem comunicar pelo chat e permite escolher o que ver em simultâneo. Uma opção para realizar uma festa, mesmo que seja online.

Sugestões para ficar por casa

Só porque este ano os amigos não nos podem visitar e elogiar as decorações não impede que a decoração não esteja a rigor, muito pelo contrário. Uma vez que o dia das bruxas irá ser passado no conforto de casa, nada melhor que eleger grandes decorações de Halloween, como abóboras, bruxas, teias de aranha, morcegos, caveiras- tudo é permitido durante esta noite. Só para despertar alguma criatividade que tal meter mãos à obra e aproveitar para fazer algo inovador, como uma figura da Annabelle que pode assustar até os mais corajosos? Ou até optar por um Funko Pop do Pennywise?

Doce ou Travessura?

Agora que ir de casa em casa é extremamente perigoso para a saúde, iremos sugerir uma atividade muito divertida que pode ser facilmente aplicada em casa: uma caça aos doces! Aproveite para esconder uma série de doces pela casa e ir procurar com as crianças. Isso despertará na mesma o sentimento do doce ou travessura, apenas com mais segurança. Pode também utilizar sons assustadores para criar um cenário mais idílico. O importante é a diversão!

Desfile de máscaras na sala de estar!

A parte mais engraçada do Halloween são as personagens que decidimos encarnar, sejam elas assustadoras ou do mundo encantado. Há sempre a possibilidade de se mascarar e fazer uma espécie de desfile na sua sala de estar e até fazer uma reunião no Zoom com amigos. O importante é não perder o espírito e criar um ambiente que nos faça esquecer do que nos coloca afastados.

Livros Assustadores

Para quem gosta de uma narrativa onde a imaginação reina e as palavras nos transportam para outro cenário, deixamos também sugestões de alguns livros que podem ser excelentes para serem lidos na noite mais assustadora do ano.

Os Contos Mais Arrepiantes de Lovecraft, de H. P. Lovecraft

Um universo com as criaturas mais horripilantes e histórias de ficar escondido por debaixo dos cobertores. São apresentados um conjunto de contos arrepiantes feitos pelo escritor.

A Maldição de Hill House, de Shirley Jackson

A história de John Montague, um especialista e estudioso do oculto, que chega a Hill House em busca de algo concreto que possa provar a existência do sobrenatural. Acompanham-no Theodora, a sua assistente, Luke, o futuro herdeiro da propriedade e Eleanor, uma mulher solitária e frágil, já com experiência de encontros com poltergeists. Contudo, aquilo que, inicialmente, era apenas uma experiência em torno de fenómenos inexplicáveis torna-se, em pouco tempo, uma corrida pela sobrevivência, à medida que Hill House ganha poder e escolhe, de entre eles, aquele que quer para si.

Kill Creek, de Scott Thomas

Um terror gótico maravilhosamente orquestrado em volta da Casa Finch, uma casa no final de uma sombria estrada de pradaria quase esquecida no cenário rural do Kansas. Durante anos permaneceu vazia, tomada pela vegetação e abandonada. Mas a porta irá ser aberta pela primeira vez em décadas quando conhece novos hóspedes. Não tarda a tornar-se numa luta pela sobrevivência em que a entidade que despertam na casa irá segui-los e atormentá-los ameaçando torná-los parte do legado sangrento de Kill Creek.

Partilhar Artigo: