Revista Rua

2018-08-22T14:29:30+00:00 Cultura, Música, Radar

Aline Frazão com novo álbum ao vivo no Porto e em Lisboa

Fotografia ©Fradique
Rita Almeida
Rita Almeida4 Setembro, 2018
Aline Frazão com novo álbum ao vivo no Porto e em Lisboa

Dentro da Chuva é o quarto disco de originais da cantora e compositora angolana Aline Frazão. Com edição prevista para 21 de setembro, o álbum tem estreia ao vivo no Porto a 9 de novembro, na Casa da Música, e em Lisboa a 29 de novembro, no São Luiz Teatro Municipal. Os bilhetes para os espetáculos de lançamento já se encontram à venda nos locais habituais.

O novo trabalho da artista foi gravado no início do ano, no Rio de Janeiro. Para a cantora, a cidade brasileira é um local de significativas influências e cumplicidades musicais. “É lá que estão as minhas primeiras influências, da minha relação com o violão, das primeiras canções que escrevi na minha adolescência ainda”, disse a artista no passado mês de abril, em entrevista à RUA. Aline Frazão é autora da maior parte dos temas, assina a produção musical e, ao vivo, como acontece no álbum, apresenta-se a solo. A cantora considera o novo álbum “mais minimalista, mais de cantautora”, com a presença de mais voz e violão.

O disco de estreia conta também com o contributo de músicos convidados como o violoncelista Jaques Morelenbaum, a cantora e compositora Luedji Luna e o músico português João Pires (dos Cordel), com quem Aline partilha a autoria de uma das canções.  A lista de participações especiais é fechada com o percussionista Zero Telles e o músico Gabriel Muzak que, além de ter gravado e misturado o disco, é guitarrista numa das músicas e coproduz outras duas.

Peit Ta Segura” é o primeiro single de Dentro da Chuva. Cantado em crioulo de Cabo Verde, a canção foi composta por Danilo Lopes da Silva, cantor e compositor cabo-verdiano. Aline Frazão sempre teve “um desejo antigo de cantar em crioulo”, uma vez que o seu avô materno é de Cabo Verde e sempre viu a música do país como uma das suas referências. “Fui, a pouco e pouco, construindo uma identidade que sempre circulou nesses triângulos entre a música de Angola, do Brasil e de Cabo Verde”, disse, ainda, à RUA. “Peit Ta Segura” (em português “O Peito Carrega”) é uma canção que fala sobre o jogo de forças da natureza que seguram o céu, o mar e os corações apertados do mundo.

Os bilhetes para o espetáculo no Porto estão à venda, por 15 euros, na bilheteira da Casa da Música e em www.casadamusica.com. Para Lisboa, o preço varia de seis a 15 euros. A partir de 3 de setembro, os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do São Luiz. Até lá, apenas pode comprar online nos locais habituais e em www.bol.pt.

Partilhar Artigo: