Revista Rua

2019-12-04T18:28:35+00:00 Sabores, Vinhos

Alvarinho e Chardonnay, uma edição especial Quintas de Melgaço

Para celebrar uma data especial, os seus 25 anos, a Quintas de Melgaço surpreende o mercado com uma edição especial do seu primeiro vinho à base de Alvarinho & Chardonnay.
Redação4 Dezembro, 2019
Alvarinho e Chardonnay, uma edição especial Quintas de Melgaço
Para celebrar uma data especial, os seus 25 anos, a Quintas de Melgaço surpreende o mercado com uma edição especial do seu primeiro vinho à base de Alvarinho & Chardonnay.

Texto: Inês Rodrigues

As Quintas de Melgaço, projeto único na região dos Vinhos Verdes que junta mais de 500 pequenos e médios produtores do concelho homónimo, comemora o 25º aniversário, com uma grande novidade, o lançamento do seu primeiro vinho topo de gama. De seu nome Quintas de Melgaço Alvarinho Chardonnay 2017, este é o primeiro exemplar daquele que será um vinho raro para o produtor, já que apenas será produzido em anos de qualidade excecional e sempre em reduzidas quantidades. Ao todo foram lançados apenas 1298 exemplares.

Este vinho foi descoberto durante a preparação de um lote de Alvarinho, a base dos vinhos do produtor, onde foi realizada uma prova cega para testar a qualidade e evolução dos vinhos em estágio. Um dos lotes despertou o interesse da equipa de enologia, que se surpreendeu pela elevada qualidade de uma pequena quantidade de Chardonnay.

Fez-se uma ousada experiência na tentativa de perceber de que forma o terroir da sub-região de Melgaço poderia criar um Alvarinho diferenciado e de enorme qualidade. A resposta, recorda Pedro Soares, administrador delegado da Quintas de Melgaço, “foi imediata. Somos um dos maiores embaixadores da casta Alvarinho no mundo e não medimos esforços quando o tema é o seu potencial. Vimos uma oportunidade neste lote de Chardonnay e a composição final ficou soberba, superando qualquer boa expectativa”.

O Quintas de Melgaço Alvarinho Chardonnay 2017 estagiou durante 18 meses em barricas de carvalho francês, com movimento regular das borras durante todo o tempo. O resultado é um vinho de cor dourada, com um intenso e elegante perfume e toque aveludado. Complexo e fresco, é ideal como aperitivo ou a acompanhar peixes, marisco, carnes brancas, aves, queijos ou uma boa charcutaria regional.

Fruto de uma parceria e juntamente com o Atelier Rita Rivotti – Wine Branding & Design, o novo membro da família da Quintas de Melgaço ostenta uma nova imagem que percorre toda a gama.

O preço do vinho Quintas de Melgaço Alvarinho Chardonnay 2017 é 49,90€.

Partilhar Artigo: