Revista Rua

2018-07-06T13:39:33+00:00 Histórias

Ambarscience

Os novos brinquedos pedagógicos da Ambar
Micaela Costa
Micaela Costa3 Maio, 2018
Ambarscience
Os novos brinquedos pedagógicos da Ambar

Com o intuito de estimular a aprendizagem dos mais novos, a marca portuguesa Ambar criou brinquedos científicos e pedagógicos para as crianças e jovens com idades compreendidas entre os três e os 14 anos. A Ambarscience tem como principal objetivo “proporcionar experiências de aprendizagem dinâmicas e práticas, que permitam adquirir de forma lúdica e intuitiva, competências essenciais para o desenvolvimento das crianças no século XXI”.

A Ambarscience acaba por ser uma forma de celebrar os 78 anos da Ambar no universo escolar e imaginário infantil. As principais palavras desta nova área de negócio são: aprender, brincar, questionar, desvendar e imaginar. A marca pretende que os mais novos procurem saber mais sobre o mundo que os rodeia e os temas que vão abordando no seu percurso escolar, contribuindo assim para o seu desenvolvimento e aproveitamento.

Este projeto, realizado em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, foi concebido com o intuito de acompanhar os conteúdos programáticos de vários ciclos de ensino, sendo uma forma de estimular o interesse pelas denominadas áreas CTEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. As crianças e jovens poderão experimentar pesar o ar com ajuda de balões, montar robôs que andam com o som do bater das palmas, e depois de construídos, será possível pintar alguns dos objetos, entre outros exemplos. A Ambarscience conta com aproximadamente 50 experiências pedagógicas, divididas em seis áreas: Creative, Science, Lab, Eco, Nature e Tech.

Na primeira categoria, Creative, é dada às crianças a oportunidade de explorar conteúdos dos programas curriculares, mas com a liberdade de serem criativos. Na área Science, a física e a química são as protagonistas das experiências. Através da categoria Lab poderão entrar em contacto com o método científico, utilizando conhecimentos adquiridos na escola. Os kits Eco, como o nome sugere, acabam por trabalhar conceitos como a sustentabilidade e a preservação da natureza. Já a área Nature tem como objetivo transmitir informações sobre os seres vivos, formas e habitats, para que os mais novos percebam a necessidade de proteger a Natureza e reduzir a pegada ecológica. A última categoria, Tech, dedica-se à exploração de elementos do ambiente como os animais, os transportes e as energias renováveis, como reflexo do mundo cada vez mais tecnológico em que vivemos.

Fotografia: Ambar

Partilhar Artigo: