Revista Rua

2019-02-16T17:00:24+00:00 Histórias

André Ramalho: Um olhar abandonado

Nuno Sampaio
Nuno Sampaio9 Janeiro, 2019
André Ramalho: Um olhar abandonado

André Ramalho é um designer de interfaces de 28 anos reconhecido pelo seu olhar curioso. Natural das Caldas da Rainha, este jovem é o rosto do Abandonados, um projeto criado em 2017 que revela, através de fotografias, os edifícios e locais abandonados no nosso país. Foi eleito o Blog do Ano 2018.

Como surgiu a ideia de criar um projeto apenas com fotografias de locais abandonados?

A ideia surgiu há cerca de ano e meio. Visito locais abandonados desde 2014 e sempre pensei em criar uma conta no Instagram para publicar as fotos e divulgar mais esses locais. Interesso-me muito pela história dos locais abandonados.

Como descobre estes locais?

Descobrir locais abandonados requer muitas horas de pesquisa na internet e no Google Maps e claro, posteriormente, ir ao local confirmar se está abandonado ou não. É possível também que surjam locais através de uma sugestão de alguém. Desde que recebi o prémio recebo dezenas de emails por dia a sugerir locais. Isso já acontecia antigamente, mas agora em maior quantidade.

Outra forma de descobrir novos locais é estar em contacto com pessoas que, tal como eu, também visitam locais abandonados. Através deles é possível obter sugestões para outros locais que ainda não tenha visitado. É comum neste pequeno círculo de pessoas que fazem esta atividade existir essas trocas de informações.

Leia a entrevista completa na Revista RUA #31.

Partilhar Artigo: