Revista Rua

2021-07-24T17:10:42+01:00 Cultura, Outras Artes, Pintura, Radar

Arte na Leira com olhos postos no futuro

A Arte na Leira é uma exposição de arte realizada há 23 anos na Serra D´Arga - Caminha, em plena aldeia rural.
©D.R.
Redação24 Julho, 2021
Arte na Leira com olhos postos no futuro
A Arte na Leira é uma exposição de arte realizada há 23 anos na Serra D´Arga - Caminha, em plena aldeia rural.

A 23ª edição da Arte na Leira abriu este ano com energia renovada devido à participação de crianças como artistas. Mário Rocha, artista e mentor da exposição, expõe os trabalhos de três crianças ao lado de obras de artistas plásticos de renome, nacionais e internacionais.

A ideia de integrar os mais novos, pretende promover a criatividade, despertar a arte e atraí-los para o meio artístico de uma forma natural e espontânea. As três crianças, com idades entre os 4 e os 7 anos, naturais do Porto e de Felgueiras, vão ter expostos quatro trabalhos cada uma, com pinturas sobre cartão.

Esta simbiose entre artistas infantis e artistas consagrados é a prova de que a Arte na Leira, como diz Mário Rocha, “mantém-se fiel à sua identidade, onde sempre deu espaço aos mais novos, aos iniciados, para olharmos a arte sem preconceitos”.

Com a natureza e a ruralidade como pano de fundo, a Casa do Marco, em Arga de Baixo, recebe a exibição de 17 julho a 22 de agosto de 2021, com 26 artistas convidados e mais de 80 obras de arte para apreciar. A estas juntam-se criações de alunos do IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo, uma entidade que tem sido parceira, desde há muitos anos, deste evento.

Em plena Serra D’Arga, numa aldeia rural, a Arte na Leira realiza-se há 23 anos, num espaço inusitado, ao ar livre e envolvido pelo meio natural. Reconhecida internacionalmente, esta exposição com entrada gratuita, atrai a Arga de Baixo muitos visitantes ao longo das 5 semanas em que decorre, cumprindo as regras da DGS de combate à pandemia pela COVID19.

Partilhar Artigo: