O Beijo, de Gustav Klimt, ou Ponte Sobre Uma Lagoa de Lírios d’Água, de Claude Monet, são apenas algumas das obras que integram Arte no Jardim: Monet & Klimt, o primeiro espetáculo multimédia desenvolvido para o jardim do Museu de Alberto Sampaio, em Guimarães. A iniciativa, desenvolvida pelo atelier criativo OCUBO em parceria com o Museu de Alberto Sampaio e com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e da Direção Regional da Cultural do Norte, vai prolongar-se até dia 29 de setembro.
Este projeto luminoso “transforma o jardim e a fachada lateral do Museu, junto à muralha, num anfiteatro natural onde se celebra, com todos os sentidos, a vida e obra de dois grandes mestres da pintura: Claude Monet e Gustav Klimt”, como explica a organização. De acordo com Edoardo Canessa, produtor executivo do atelier OCUBO, “nesta iniciativa, a tecnologia é a ponte entre o público e o universo artístico de Claude Monet e Gustav Klimt, convidando a uma vivência ainda mais impactante, pessoal e emotiva do seu legado e das suas obras, sentindo o movimento do seu traço, as suas influências, as suas experiências. Todo o espetáculo é indissociável do jardim, do Museu e da própria cidade, para os quais foi concebido, e cuja importância histórica e cultural exalta. Esperamos, com o prolongamento da experiência, proporcionar a ainda mais visitantes e vimaranenses a possibilidade de (re)viverem este emblemático espaço de uma forma inovadora, intimista, e ainda mais próxima”.
Nestas últimas semanas de espetáculo, os bilhetes têm, excecionalmente, o custo único de 7€, com entrada gratuita para crianças até aos 5 anos, e podem ser adquiridos através da plataforma www.portugalagenda.com. O espetáculo acontece de terça a domingo, entre as 21h e as 22h30.