Revista Rua

2020-01-06T15:00:14+00:00 Ao Volante, Atelier, Radar

Aston Martin DBX é o próximo SUV de luxo

©D.R.
Redação
Redação3 Janeiro, 2020
Aston Martin DBX é o próximo SUV de luxo

Depois da Bentley, Rolls-Royce e Lamborghini, outra marca de luxo vem juntar-se ao universo dos SUV. O Austin Martin DBX é o primeiro SUV da marca inglesa e também o primeiro a ter lotação para cinco ocupantes.

A nova coqueluche da marca inglesa revela pormenores de engenharia que se destacam, logo à partida, dos seus principais competidores. Desde logo, um dos destaques vai para a utilização de alumínio na sua construção, com uma estrutura bastante leve e rígida que ajudou a marca a ficar-se pelos 2245 kg de peso para este DBX, apesar de dimensões bem generosas: 5,04 m de comprimentos, 2,00 m de largura e 1,68 m de altura, com uma distribuição de pesos de 54% à frente e 46% atrás.

Ao nível da suspensão, destaque para a adoção de um sistema pneumático adaptativo de câmara tripla com barra estabilizadora elétrica de 48v e amortecimento adaptativo para amplas capacidades de funcionamento, seja em terra, seja em asfalto. A Aston Martin refere mesmo que, no acerto mais dinâmico, o DBX assume maior proximidade com um carro do segmento dos desportivos do que dos SUV. A sua altura ao solo pode aumentar em 45 mm ou reduzir-se em 50 mm (variando num total de 95 mm), auxiliando não só a dinâmica, mas o acesso ao veículo ou a saída.

O V8 twin turbo no DBX debita 550 cv e 700 Nm e é capaz de atingir os 100 km/h em 4,5s e chegar os 291 km/h de velocidade máxima. A sonoridade também varia, graças a um sistema de escape ativo, e a pensar na (possível) economia de combustível, tem um sistema de desativação de cilindros – nunca perdendo a identidade sonora de um Aston Martin.

Para transmitir toda a potência do V8 para o asfalto, ou até para trilhos fora do asfalto, temos uma caixa automática com nove velocidades e tração às quatro rodas.

Mas é no interior que todas as dúvidas se dissipam – é realmente um Aston Martin!

Falamos, claro, de visual a bordo bastante luxuoso e requintado. Entramos num universo de pele, metal, vidro e madeira. Podemos ainda adicionar Alcantara que, opcionalmente, serve como forro do teto, e até pode ser o material da cortina do teto panorâmico; assim como um novo material cuja composição é 80% lã. Estreia também para um novo material compósito, à base de linho, em alternativa à fibra de carbono, com textura distinta.

Optando pelos serviços de personalização da “Q by Aston Martin”, poderemos optar por uma consola central esculpida de um bloco sólido de madeira.

O novo Aston Martin DBX já está disponível para encomenda, com as primeiras entregas a acontecerem no segundo trimestre de 2020. Não existem preços para Portugal, mas a marca britânica anunciou um preço inicial de 193 500 euros para a Alemanha, fazendo com que, no nosso país, o preço deva rondar os 200 mil euros.

Partilhar Artigo: