Revista Rua

2019-10-11T15:12:16+01:00 Gastronomia, Sabores

Bacalhau à Brás Gourmet em Massa Filo

Partilhar Artigo:
Intimidades na Cozinha11 Outubro, 2019
Bacalhau à Brás Gourmet em Massa Filo
Partilhar Artigo:

Desde que participei no MasterChef, tenho repensado no meu conceito culinário. Tenho, inclusive, apostado em pratos mais gourmet, sempre com a minha identidade, claro! Também a experiência molecular com o chef Ruitatouill me fez querer fazer mais, melhor e de forma diferente.

Se cozinhar, para mim, é um prazer, reinventar é algo que me deixa completamente eufórica e orgulhosa – quando corre bem! Quando corre mal… pelo menos tentei e é com os erros que aprendemos (como em tudo na vida).

Não sou amante de bacalhau (Sim! Sou portuguesa, mas bacalhau é algo que não sou muito amante). Das formas que mais gosto dele é à Brás, mas também não gosto de estar sempre a fazer as coisas da mesma forma.

O resultado do meu Bacalhau à Brás Gourmet em massa filo foi este. Acrescentei alho francês para dar alguma leguminosa ao prato e fiz o bechamel (sempre é mais saboroso e saudável do que o de compra). Só gostava que sentissem o cheirinho que ficou cá em casa… Delícia!

 INGREDIENTES

Bacalhau em posta (demolhado)
1 folha de louro
Leite qb
Farinha Maizena
Sal
Pimenta
Noz moscada
1 dente de alho
1 alho francês
1 cebola
Azeite qb
400 gr batata palha
Manteiga qb
3 folhas massa filo

MODO DE FAZER
Cozer o bacalhau no leite e com a folha de louro. Deixar arrefecer o bacalhau e desfiar. Passar o leite pelo coador e reservar. Juntar a maizena no leite da cozedura do bacalhau e mexer com uma vara de arames (deixar cozer um pouco) até dissolver completamente a farinha e engrossar. Temperar com sal, pimenta e noz moscada. Reservar. Refogar o dente de alho, o alho francês às rodelas e a cebola em meias luas com um fio de azeite. Juntar o bacalhau, o molho bechamel e as batatas palha. Envolver tudo bem e retificar temperos. Pincelar a massa com margarina entre as folhas (coloquei 3). Colocar num aro e levar ao forno até ficar dourado. Colocar o bacalhau dentro do aro de massa filo e depois levar a gratinar ao forno.

Partilhar Artigo: