Revista Rua

2019-01-23T16:13:37+00:00 Gastronomia, Sabores

Bacalhau com esmagada de grão-de-bico e bacon

Intimidades na Cozinha
Intimidades na Cozinha21 Janeiro, 2019
Bacalhau com esmagada de grão-de-bico e bacon

As típicas batatas cozidas com bacalhau já lá vão. Ainda andamos todos a recuperar das calorias que foram desperdiçadas na altura das festas. Ou serei só eu? É que estas dias eu e a balança tivemos uma desagradável conversa. Daqui a três meses espero fazer as pazes com ela. Ou ela comigo!

Desta vez trago-vos uma desconstrução de um típico prato português: Batatas cozidas com bacalhau e grão-de-bico. Resolvi, depois de cozer o bacalhau, selá-lo para ficar com um sabor fumado que adorei. Achei que funcionou muito bem. Com o grão-de-bico resolvi fazer uma esmagada que foi depois foi refogada em azeite e bacon.

Mas melhor do que eu estar para aqui a dizer-vos que ficou bom, que funcionou bem… é vocês fazerem e partilharem comigo os resultados. Temos acordo?

Gostaria muito de receber as vossas versões através das minhas redes sociais (Facebook e Instagram). Basta procurar por Intimidades na Cozinha e começar a seguir o meu trabalho 😉

Encontram esta e outras receitas no blogintimidadesnacozinha.blogspot.com.

Ingredientes:

1 posta de bacalhau
1800 gr de grão de bico
50 gr de bacon da Primor
Gengibre qb
Azeite qb
250 gr de feijão verde
2 cebolinhas roxas baby
2 cenouras roxas baby
6 tomates cherrys
1 cebola
1 alho
Sal qb
Azeite qb
Molho de soja qb

Modo de fazer:

Começar por colocar o feijão verde (já partido em tiras finas) a cozer, as cenouras baby e a posta de bacalhau. Retirar o bacalhau ainda pouco cozido. Reservar o feijão e as cenouras.

Optar por grão-de-bico cozido sem casca, ou então se tiver com casca, passar por água quente que consegue retirar a casca facilmente. Triturar até obter um puré.

Picar uma cebola com um fio de azeite e saltear o bacon. Adicionar o puré de grão, temperar com um pouco de gengibre e deixar ganhar sabor (Esta parte é opcional. Eu fiz para dar mais sabor ao prato).

Numa frigideira, antiaderente, a minha é da Tescoma, linha Smart Click, selar o bacalhau para lhe dar o sabor a fumado.

Na mesma frigideira, caramelizar as cebolinhas roxas, as cenouras baby e os tomates cherrys com um pouco de molho de soja.

Empratar todos os ingredientes como desejar. Coloquei ainda um fio de cebolinho.

Bom proveito.

Partilhar Artigo:
Fechar