Revista Rua

2021-04-22T16:14:57+01:00 Atelier, Moda

Balsan: uma ode à elegância, à sofisticação e ao amor-próprio

A nova coleção já se encontra disponível nas redes sociais e no site da Balsan.
Fotografias @Balsan
Maria Inês Neto22 Abril, 2021
Balsan: uma ode à elegância, à sofisticação e ao amor-próprio
A nova coleção já se encontra disponível nas redes sociais e no site da Balsan.

Forte, elegante e romântica, a Balsan é uma marca portuguesa descrita por uma linguagem muito particular e uma imagem que reflete a visão criativa da fundadora. Num gesto arriscado, mas certa da sua convicção, Filipa Afonso agarra nos botões, nos tecidos e nas agulhas para tecer o sonho de lançar uma marca própria, que viria a ser apresentada ao mundo no final de 2019. A tempo de anunciar o lançamento da nova coleção de verão, falamos com a criadora da marca que nos descreve as exigências necessárias para chegar onde anseia – com tempo, entrega e amor.

Produzida a norte do país, na capital portuguesa da indústria têxtil, a Balsan apresenta-se sob uma base sólida regida por padrões de elevada qualidade que acompanham todo o processo de criação, desde o design das peças ao cuidado na entrega, passando pela seleção minuciosa dos materiais. “Não basta que as peças sejam bonitas e pareçam elegantes, é fundamental que tenham a maior qualidade e conforto em todos os detalhes”, partilha Filipa.

Vinda de uma área de formação completamente distinta, Direito, Filipa começou por abordar algumas marcas nacionais, apercebendo-se desde logo das exigências inerentes à permanência de um negócio próprio, principalmente quando inserido num setor repleto de contratempos. E ainda que envolta num mercado bastante competitivo, Filipa não tem dúvidas de que há espaço para todos. “Acredito, verdadeiramente, que quando se trabalha com todo o profissionalismo e lealdade aos nossos valores e gostos só pode haver uma concorrência saudável. Quando vejo outra marca a fazer mais e melhor ou a conseguir um trabalho mais aprimorado, faz-me admirá-la ainda mais e encoraja-me a lutar também. Com respeito, trabalho e paixão acho há espaço para todos chegarmos onde queremos”, conta-nos a criadora da Balsan, acrescentando: “É um privilégio poder trabalhar na cidade onde nasci (Braga) e saber que estou a trabalhar com os melhores. Sou muito grata por isso”.

O grosso do projeto é pensado e executado por Filipa e não é ao acaso que a Balsan é feita literalmente à sua medida, assumindo um reflexo do seu gosto particular.  “Desenho todos os modelos como se fossem para mim, faço o que quero vestir e que sinto mais necessidade em ter. Gosto de peças versáteis que tanto me acompanhem num dia normal de trabalho, em que quero estar prática, mas que possam ser conjugadas com um salto alto e me permitam estar bem para uma ocasião mais formal ou festiva. Quero estar, em todos os momentos, confortável, confiante e adequada… nem produzida de mais nem a menos. Aliado a este primeiro fator, sou apaixonada e exigente com os materiais que uso, porque um bom tecido faz a diferença em qualquer peça”. A par da seleção cuidada da matéria-prima que dá vida às peças, o conforto, a durabilidade e a exclusividade são pilares essenciais na criação da Balsan: do fecho ao botão, do corte do molde ao toque do tecido…tudo é pensado ao pormenor. A confeção entra em último, mas nem por isso assegura um papel menos importante. Para Filipa, o segredo do sucesso da marca é simples: “Acho que a Balsan se distingue porque é pensada e trabalhada por uma equipa cuidadosa, meticulosa, exigente e perfecionista, pelo que todas as pessoas que trabalham atualmente comigo são apaixonadas pelo que fazem e quando se juntam todas estas características não pode ser de outra maneira”.

“Não basta que as peças sejam bonitas e pareçam elegantes, é fundamental que tenham a maior qualidade e conforto em todos os detalhes.”

Adversa à prática de se prender à tendência do momento – que não considera eficaz – Filipa procura desenhar modelos que sejam eternos e peças que se revelem verdadeiramente essenciais em qualquer guarda-roupa feminino. A cada coleção, as peças são produzidas em poucas quantidades, evitando a banalização das mesmas e garantindo a exclusividade de quem as escolhe. Já na seleção da paleta de tons, predomina uma cromática mais suave, onde a ausência de padrões acontece por uma simples razão: “A escolha de cores mais neutras e lisas reflete paz”. Ainda assim, há uma novidade para esta temporada: “Nesta coleção de verão vai haver uma explosão, quer de cores quer de materiais, e vamos ainda juntar um padrão marcante, porque senti a vontade de dar mais cor e alegria a esta coleção. Senti-me inspirada pelas cores dos jantares, dos sorrisos e das viagens que deixamos na pandemia e espero que esta coleção, alegre e colorida, traga esperança e vontade de viver novamente”, conta-nos Filipa, acrescentando: “Os longos jantares italianos, as deliciosas ruas do sul de Itália e as cores vibrantes do país são a inspiração desta coleção”.

Marcadamente vistosa, atraente e exclusiva, a Balsan nasceu para vestir as mulheres de confiança, empoderando-as a serem a sua melhor versão e, por essa mesma razão, Filipa não duvida de que “não existe nada mais elegante do que uma mulher segura e confortável consigo própria”. A seu tempo, o objetivo para os próximos tempos é fazer crescer a marca num percurso saudável e sustentável, assente numa base sólida e forte, mas eternizando a essência que lhe é já tão característica.

A nova coleção já se encontra disponível nas redes sociais e no site da Balsan.

Partilhar Artigo: