Revista Rua

2019-08-16T09:57:25+00:00 Cinema, Cultura

Beatriz Batarda é a homenageada deste ano no YMOTION

O Ymotion é o Festival de Cinema Jovem de Famalicão que, na gala final, a 9 de novembro, homenageia a atriz portuguesa Beatriz Batarda.
Andreia Filipa Ferreira
Andreia Filipa Ferreira16 Agosto, 2019
Beatriz Batarda é a homenageada deste ano no YMOTION
O Ymotion é o Festival de Cinema Jovem de Famalicão que, na gala final, a 9 de novembro, homenageia a atriz portuguesa Beatriz Batarda.

Antes de mais, uma informação para o leitor mais distraído: o Ymotion é um festival de Cinema Jovem promovido pelo pelouro da Juventude do Município de Famalicão, com o principal intuito de promover o novo cinema nacional. Dirigido aos jovens entre os 12 e os 35 anos, o Ymotion tem, para além de uma vertente competitiva que destaca as melhores curtas-metragens, uma importante programação de workshops, palestras e mostras de cinema. Com o crítico Rui Pedro Tendinha como comissário do festival, o Ymotion atribui 2500 euros à melhor curta-metragem a concurso (as candidaturas estão neste momento abertas e as curtas devem ser submetidas até dia 6 de outubro).

Nesta quinta edição de Ymotion, que conta com o argumentista Tiago R. Santos, o jornalista Tiago Fernandes Alves, a atriz Soraia Chaves, o professor e animador digital Pedro Mota Teixeira, o humorista Nuno Markl, o jornalista Vitor Moura e a realizadora Inês Sá Frias no painel de jurados,  a atriz Beatriz Batarda, que comemorou 25 anos de carreira em 2018, é a homenageada principal na gala final do evento, marcada para 9 de novembro, no auditório do Centro de Estudos Camilianos, em Famalicão.

“Este ano o Ymotion presta homenagem à mais premiada atriz portuguesa da sua geração, Beatriz Batarda. Estrela de obras como Sangue de Meu Sangue, Alice ou Comboio Noturno para Lisboa, a atriz é também a fundadora do grupo teatral Arena. Mais do que uma atriz, Beatriz Batarda é a luz de um certo cinema português”, refere Rui Pedro Tendinha.

Para os interessados no concurso, a lista de prémios é bastante apetecível: Grande Prémio Joaquim de Almeida, no valor de 2500 euros; Prémio Escolas Secundárias e Prémio Melhor Documentário, no valor de 750 euros, Prémio Melhor Curta de Animação, no valor de 600 euros, Prémio do Público, no valor de 350 euros; e prémios para Melhor Elenco, Melhor Direção de Fotografia e Melhor Argumento, no valor de 250 euros.

Partilhar Artigo: