
No coração do Funchal, localizado na Rua da Conceição, o Beauty Café é mais do que uma simples coffee shop. No panorama atual do Funchal, é uma lufada de ar fresco e jovem, onde o objetivo máximo é proporcionar um ambiente de beleza, interno e externo, onde o saudável pode passar tanto pela alimentação e bebidas como também por momentos de puro relaxamento através de terapêuticas de massagem, como ainda, por serviços de maquilhagem – para ambiente mais festivo ou simplesmente, algo do dia a dia, que melhor responda às necessidades dos clientes.
A Revista Rua foi conhecer este espaço, originalmente concebido bem antes da pandemia se instalar, mas que ficou, como tantos outros, condicionado às mudanças dos tempos. À conversa com Catarina Melim, a coautora do projeto junto da irmã, Clara Melim, ficamos a perceber que a origem deste novo tipo de oferta resulta das formações e influências distintas de cada uma. Se para Clara, licenciada em Medicina, tendo vivido no Porto sete anos, o óbvio seria criar algo onde a saúde tivesse forte presença, foi o espírito criativo de Catarina, formada em Artes do Espetáculo, cantora e maquilhadora profissional, que teve a ideia de gerar um ambiente de maior fantasia. Deu-se assim a conciliação e fusão de duas áreas, medicina e estática, saúde e beleza.
Para as irmãs era óbvia a vontade de fazer diferente, de empreender e trazer algo que fosse novidade para a Região Autónoma, e quando Catarina percebeu que aquilo que seria apenas um hobby passou a ser mais sério do que inicialmente supôs, no caso, a maquilhagem, não teve dúvidas em abordar Clara para que a junção da beleza exterior com a interior passasse também pela criação de menus originais, ideias que foram amadurecendo com o passar do tempo e que ganharam ainda mais sentido com a chegada de um vírus que nos obrigou a, simplesmente, parar. Com uma forte componente saudável, mas também com uma ideia muito específica do que fosse um espaço atrativo, o café foi criado de forma que também pautassem outras terapias, às quais se junta Catarina Fernandes (mais conhecida por ser uma das caras da RTP Madeira) formada em Reabilitação Psicomotora e que trabalha diretamente com a Santa Casa da Misericórdia da Calheta. Massagens de relaxamento, reflexologia, métodos de drenagem, fazem assim também parte da oferta disponível.
Por outro lado, e além disto, quiseram também ser uma plataforma de apresentação a outras marcas que igualmente pautassem pela sustentabilidade. Criaram-se assim parcerias de produtos para a venda, em loja, a partir de marcas que estejam igualmente em crescimento e que preferencialmente fossem regionais, como a Nada+, que trabalha com resinas ecológicas e cera de abelha, na criação de exclusivos Beauty Café, como sabonetes, hidratantes labiais e até mesmo produtos de limpeza para material de maquilhagem. Também para venda podem-se encontrar as granolas e muesli caseiros, “feitos em casa”, por Clara, um projeto com enorme procura tanto na Madeira como também no Continente, a “Oh My Grains”.
Para Catarina, com a pandemia e com a evolução clara das ofertas tradicionais, criou-se sem dúvida uma expansão também de outros locais a apostarem noutro tipo de conteúdos e ofertas associadas. Nas palavras da própria: “Houve uma reinvenção para a componente de brunch. Embora hoje aquilo que é considerado 100% saudável seja bastante dúbio, o nosso menu é muito especial, e raramente se consegue encontrar noutro local. Tentamos que os nossos produtos não sejam processados. O nosso conceito por agora, sendo pequeno funciona. Mas, no futuro, crescendo, teremos de encontrar outras estratégias. Normalmente os clientes ficam sempre na dúvida com os produtos. É preciso perceber que o saudável não implica não ser delicioso ou não ter um aspeto bonito. Hoje em dia isso já não se coloca. Como dizia Pessoa, “primeiro estranha-se e depois entranha-se.”
Uma beleza de café que já não passa despercebido a residentes e turistas.