Revista Rua

2018-08-20T12:20:51+01:00 Gastronomia, Sabores

Bem-vindo ao mundo dos piratas… onde a pizza é tesouro!

Porto dos Piratas é uma pizzaria temática em V.N. Famalicão
Andreia Filipa Ferreira6 Agosto, 2018
Bem-vindo ao mundo dos piratas… onde a pizza é tesouro!
Porto dos Piratas é uma pizzaria temática em V.N. Famalicão

 

Ancorada numa das mais reconhecidas artérias de Vila Nova de Famalicão, na Avenida dos Descobrimentos – e o leitor já perceberá que até o nome da avenida parece respeitar o conceito desta casa -, a pizzaria temática Porto dos Piratas é um mundo que se abre aos nossos olhos como um tesouro que finalmente conseguimos tirar do baú. À primeira vista, pode parecer-nos estranho que os piratas tenham atracado bem no coração de Famalicão, mas quando pisamos o interior entendemos facilmente que o mar está na alma deste projeto liderado por Adriano Cavaleiro, o capitão que traz a boa disposição brasileira (e também o sotaque carioca) a este Porto dos Piratas. Cumprimentados logo à entrada pela figura inconfundível do Capitão Jack Sparrow, a personagem da saga Piratas das Caraíbas interpretada por Johnny Depp, este vilarejo pirata que traz somente pizza às mesas dos marujos que entram neste mundo encantado é um autêntico ambiente cinematográfico. Até há filmes em constante exibição, num grande ecrã que partilha as atenções com todas as ornamentações – detalhadas, criativas e profundamente ligadas ao conceito do mar e dos Descobrimentos portugueses. Há cordas, há coletes, há esqueletos piratas, há mapas de tesouro, há leme e… há um barco de sete metros e quatro toneladas suspenso no teto! Não, não é ficção. Bem-vindo ao universo pirata!

O imaginário Disney, com as saborosas pizzas brasileiras

Adriano Cavaleiro e a esposa Denise Rossa são cidadãos do mundo. Adriano nasceu no Brasil, mas os pais são portugueses. É da sua avó, natural de Trás-os-Montes, que surge a receita secreta do molho da pizza que, hoje, Adriano inclui nas sugestões do Porto dos Piratas. Denise traz o Brasil na voz e no coração, mas as influências italianas garantem-lhe um bom gosto que imprime nos seus projetos de arquitetura e decoração. Com um percurso profissional diverso, do Brasil aos EUA, Denise traz consigo toda a experiência dos vários trabalhos temáticos já desenvolvidos (é de referir que Denise foi a responsável pela decoração do deslumbrante McDonalds brasileiro inspirado na saga Harry Potter). Ambos, viveram em Orlando, nos EUA, nas costas do Magic Kingdom, o Parque Disney que inspirou o Porto dos Piratas. Vindos para Portugal, Adriano e Denise procuraram criar um conceito diferente, único no país, dando à pizza a importância devida, não a tratando como “comida de segunda classe”. “A nossa intenção foi transportar as pessoas para um mundo encantado, trazendo uma temática única a uma pizzaria em Portugal. Orgulhamo-nos em dizer que somos a maior pizzaria que só vende pizza. O que nós oferecemos são pizzas brasileiras, ou seja, a massa é diferente, o molho é diferente, o recheio é diferente! Não servimos as típicas pizzas italianas”, explica-nos o chef Adriano. Com mais de 40 sabores disponíveis, as pizzas do Porto dos Piratas têm todas nomes piratas. Não estranhe, portanto, se lhe for apresentada uma pizza Capitão Gancho, Calipso, Davy Jones, Barba Negra, Caribe, Coração de Duquesa, Olho de Vidro ou até, a mais picante, Olho do Diabo.

No entanto, é importante destacar ao leitor que a Porto dos Piratas é uma pizzaria com um serviço diferente: embora haja opções à la carte (à segunda e terça-feira), a especialidade da casa é o rodízio, convidando os visitantes a descobrir os diversos sabores. Experimente tentar comer as 40 pizzas do menu! Aceita o desafio? Acompanhe a refeição como manda o código pirata: rum! Ou então, experimente as caipirinhas, a sangria, o típico Guaraná brasileiro ou as cervejas portuguesas Super Bock 1927.

Com uma área específica para entreter os mais pequenos, no segundo piso do restaurante, piso esse que garante uma visão privilegiada para o interior do barco pirata que “naufragou” neste Porto, a pizzaria envolve-nos num ambiente que parece ter uma melodia própria – e, claro, o toque do sino, ao balcão, ajuda à banda sonora. Também a iluminação do espaço, marcada pelos candeeiros altos de luz branda, trazem uma aura mística, a fazer lembrar os momentos de suspense nos filmes que preenchem a nossa memória pirata.

Adriano Cavaleiro, chef

“A massa e o molho são segredo do capitão!”

Tentámos. Não resultou. Depois de experimentarmos a pizza Terra à Vista, onde o queijo-creme caseiro faz-se sentir no paladar, fizemos a pergunta que, à partida, já sabíamos que a resposta estaria guardada a sete chaves: qual é o segredo das pizzas do Adriano? “Os ingredientes sempre frescos e os produtos de qualidade sempre média-alta ou muito alta. Quanto à massa e ao molho, a receita está guardada num baú acorrentado”, graceja Adriano. Tecendo honestos comentários à fidelidade da sua equipa, jovem e diversificada (são 15 os colaboradores no total), o capitão deste Porto dos Piratas deixa um convite direto: “Venham, deem-se ao direito de uma nova experiência, provem as nossas pizzas, porque somos únicos em Portugal e estamos aqui perto. Venham abertos para uma nova experiência gastronómica”.

Convém ainda destacar que o menu de rodízio do Porto dos Piratas inclui as pizzas salgadas, a batata frita, a sobremesa (que são as pizzas doces) e o café. O restaurante fecha à quarta-feira para descanso do pessoal.

Projeto by Made: as responsáveis pela decoração única

Com Adriano ao leme da cozinha do Porto dos Piratas, Denise e Marta dedicaram-se a toda a conceptualização decorativa do espaço. Juntas, fundaram, há cerca de dois meses, o gabinete Projeto by Made sediado na Avenida de França, em Vila Nova de Famalicão. O projeto desta pizzaria tem sido o melhor cartão de visita do seu trabalho, que é facilmente descrito como uma união de forças. “O nome do nosso atelier é a junção dos nossos nomes próprios. Achamos que ficava interessante e com um toque internacional”, esclarecem as arquitetas. Com já vários projetos no ramo de hotelaria, aliando a paixão pela arquitetura e pela decoração, Denise e Marta têm uma veia criativa bastante internacional, servindo as experiências de ambas para limar essa mistura de influências conforme os projetos que têm em mãos. “Buscamos para cada projeto o melhor da arquitetura do país. Por exemplo, em Portugal, remetemo-nos às origens, às tradições, à valorização do produto português, dando-lhe, por vezes, nova vida e diferente roupagem”, explica-nos Marta, enquanto Denise acrescenta: “Se o cliente quiser remodelar o seu apartamento, nós procuramos reciclar as peças que o cliente já tem, até porque por vezes há um carinho especial associado a determinada peça”.

Tentando impedir que as pessoas desvalorizem o que têm, Denise e Marta mantêm-se ativas numa constante procura por novos conceitos, novas práticas e novos projetos que as façam dar largas à criatividade.

Marta Silva e Denise Rossa, responsáveis pelo atelier Projeto by Made

Partilhar Artigo: