Revista Rua

2021-03-03T16:50:32+00:00 Sabores, Vinhos

Bico Amarelo é o novo Vinho Verde do Esporão

O Bico Amarelo revela a diversidade de uma região extensa, com inúmeras sub-regiões e detalhes.
©D.R.
Redação3 Março, 2021
Bico Amarelo é o novo Vinho Verde do Esporão
O Bico Amarelo revela a diversidade de uma região extensa, com inúmeras sub-regiões e detalhes.

Bico Amarelo é o novo vinho do Esporão, chega ao mercado neste mês de março e representa a diversidade da Região dos Vinhos Verdes através das suas três principais castas:Loureiro, Alvarinho e Avesso. Este vinho branco de 2020 resulta do blend destas três castas, que através de uma vinificação simples, sem qualquer adição de açúcar ou gás, proporcionam um vinho leve, fresco e equilibrado, dominado por notas cítricas e florais.

O Loureiro confere frescura, intensidade e exuberância, que se conciliam com a concentração, a fruta mais madura no nariz, e a acidez contida do Alvarinho.  Já o Avesso traz-lhe o volume, o equilíbrio e a harmonia na boca. 

Para José Luís Moreira da Silva, enólogo da Quinta do Ameal “o Bico Amarelo traduz e representa o melhor da diversidade da Região dos Vinhos Verdes. Não só pela escolha das castas típicas da Região, mas sobretudo pelos métodos de vinificação simples, com prensagem de cachos inteiros e fermentação em cubas de inox, a temperatura controlada, e o estágio diferenciador com batonnage, que vai permitir dar mais cremosidade, mais textura e um maior equilíbrio ao lote final”. 

Partilhar Artigo: