Revista Rua

2021-03-02T14:20:52+00:00 Cultura, Outras Artes

Bienal de Ilustração de Guimarães quer premiar ilustradores em 2021

Serão atribuídos os prémios Grande Prémio BIG no valor de cinco mil euros, Prémio BIG Revelação no valor de mil euros e cinco Prémios BIG Aquisição no valor quinhentos euros cada.
Redação2 Março, 2021
Bienal de Ilustração de Guimarães quer premiar ilustradores em 2021
Serão atribuídos os prémios Grande Prémio BIG no valor de cinco mil euros, Prémio BIG Revelação no valor de mil euros e cinco Prémios BIG Aquisição no valor quinhentos euros cada.

Estão abertas as inscrições para o Prémio Nacional BIG 2021, no contexto da 3ª edição da Bienal de Ilustração de Guimarães. Serão atribuídos os prémios Grande Prémio BIG no valor de cinco mil euros, Prémio BIG Revelação no valor de mil euros e cinco Prémios BIG Aquisição no valor quinhentos euros cada.

Tiago Manuel, o diretor artístico da BIG, anunciou que o Prémio Carreira BIG será concedido a Cristina Reis, cenógrafa e figurinista no Teatro da Cornucópia. “Este prémio visa premiar pessoas e artistas que tiveram uma obra marcante, mas transversal a vários saberes. Esta é a altura de homenagear esta grande artista, Cristina Reis”, salientou Tiago Manuel.

Apontando o exemplo de Guimarães que dedica esta edição às mulheres, será ainda editada uma versão ilustrada inteiramente por mulheres d’ Os Lusíadas, com a Direção Literária da Professora Rita Marnoto e será promovida uma exposição das ilustrações originais realizadas para este propósito que terá a curadoria do artista plástico António Gonçalves.

A programação da BIG – Bienal de Ilustração de Guimarães estender-se-á a vários espaços e promoverá diversas ações que contemplam exposições, oficinas e um ciclo de palestras A Teia da Ilustração, em torno da ilustração.

Neste contexto, a vice-presidente da Câmara de Guimarães, Adelina Pinto, salientou “a forte presença do feminino nesta bienal” e a sua “perspetiva educativa” pela ação de “levar a arte às escolas na vertente da ilustração”, num tempo em que Guimarães “dá o exemplo de uma perspetiva cultural numa nova normalidade”.

A programação da 3.ª edição da BIG estender-se-á a vários espaços em Guimarães e promoverá diversas ações que contemplam exposições, oficinas e um ciclo de palestras. Neste sentido, o Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura (CAAA) irá receber uma exposição de André Letria, autor do desenho do cartaz da BIG 2021 e vencedor do Grande Prémio BIG 2019. As palestras dedicadas à ilustração e destinadas ao público em geral.

A BIG é uma iniciativa da Câmara Municipal de Guimarães que decorrerá entre os dias 23 de outubro e 31 de dezembro de 2021, com a organização da cooperativa MOTOR – Produção Cultural, sob a direção artística do artista plástico Tiago Manuel e Rui Bandeira Ramos como direção técnica.

Partilhar Artigo: