
O Município de Porto promove Eugénio de Andrade: A Arte dos Versos, uma exposição composta por cerca de 200 originais, entre fotografias, poemas datilografados e objetos da coleção pessoal do poeta. A exposição assinala o centenário do nascimento de Eugénio de Andrade e é inaugurada a 19 de janeiro, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.
Com curadoria de Jorge Sobrado, diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, e Rita Roque, a exposição apresenta “parte do espólio editorial, audiovisual e fotográfico de Eugénio de Andrade”, cedido em 2020 ao Município do Porto.
“O espólio exposto atravessa diferentes fases e facetas da vida e obra de Eugénio de Andrade, poeta que fez da cidade do Porto a sua casa e inspiração para grande parte da sua obra”, explica a organização. A exposição reúne cerca de 200 originais, como fotografias, postais, poemas manuscritos e datilografados, livros e objetos pessoais do poeta, provenientes do núcleo de coleções do Museu da Cidade e da Biblioteca Pública Municipal do Porto.
A exposição está aberta ao público até 23 de abril.