Revista Rua

2020-02-24T17:55:23+00:00 Bússola, Viagens

Carnaval em Veneza: tudo o que precisa de saber

Já pensou em visitar Veneza na época de Carnaval?
Redação
Redação18 Fevereiro, 2020
Carnaval em Veneza: tudo o que precisa de saber
Já pensou em visitar Veneza na época de Carnaval?

Preparem-se as vestes que está a chegar o Carnaval de Veneza, o maior festival de Itália e um dos eventos culturais e artísticos mais admirados do mundo. Numa explosão de cor e de música, as ruas envolvem-se numa sinergia contagiante, marcada pela delicadeza de nobres máscaras que ocultam olhares curiosos, oriundos de toda a parte. É nesta altura do ano que Veneza releva toda a sua essência, elegância e identidade, ao longo de duas semanas de folia.

Se procura visitar Veneza nesta altura, a RUA deixa-lhe algumas das principais atrações turísticas que não pode perder.

Como é que tudo começou?

As primeiras referências escritas acerca do Carnaval Veneziano estão datadas dos finais do século XI (embora só tenha sido declarada uma festividade pública apenas dois séculos depois), atingindo o seu apogeu já no século XVIII, altura em que aristocratas vindos de todo o mundo, famílias nobres ou mesmo membros reais centravam em Veneza uma folia incomparável. Em 1926, Christopher Tolive, secretário do Doge (a mais alta autoridade da então Sereníssima República de Veneza) propõe às autoridades que o Carnaval Veneziano passe a ser considerado uma festa oficial da cidade, visto que acreditava que seria uma mais valia os nobres misturarem-se com cidadãos comuns para se divertirem numa celebração que deveria ser de todos e para todos. Assim que o seu pedido é concretizado, o Carnaval passa a ter uma adesão generalizada, não apenas entre as mais importantes esferas sociais e políticas de Veneza – que viam no disfarce das máscaras a forma perfeita de ocultarem a sua folia e garantirem liberdade para se excederem – mas também a presença de classes sociais mais baixas, assim como o clero. Durante séculos, a população veneziana disfarçou-se euforicamente, tendo então o Carnaval atingido o seu auge no século XVIII.

No entanto, a célebre festividade começou gradualmente a perder importância, a par do enfraquecimento do potencial económico de Veneza. Com a ocupação do exército de Napoleão, o Carnaval de Veneza foi suspenso, com medo de que esta celebração viesse a gerir conspirações, tendo sido novamente recuperado apenas em 1979.

Atualmente, continua a ser uma das celebrações festivas mais admiradas no mundo. As fantasias retomam os trajes da época veneziana do século XVIII, com o intuito de reviver a antiga tradição que ao longo de cerca dez dias ostenta uma sinergia única na cidade.

Programação do Carnaval de Veneza de 2020:

O Carnaval de Veneza arranca no dia 8 de fevereiro e as festividades perduram até ao dia 25 do mesmo mês. A programação é vasta, mas podemos desvendar algumas das principais atrações a não perder:

Dias 8 e 9 de fevereiro: o programa começa com dois espetáculos na água, onde decorre um desfile de gôndolas, com muita música e fogo à mistura, na tradicional La Festa Veneziana sull’acqua.

Dia 15 de fevereiro: acontece o tradicional Cortejo das Marias, também conhecido como Festa delle Marie – The Parade, um dos momentos mais aguardados pelos venezianos. O cortejo inicia-se às 14h30 na Via Garibaldi, terminando na Praça São Marcos. Neste mesmo dia, decorre o famoso Dinner Ball, no majestoso palácio Ca’ Vendramin Calergi. As reservas para o jantar podem ser feitas no site oficial do evento.

Dia 16 de fevereiro: é o dia do esperado Il volo dell’angelo ou Vôo do Anjo, que marca o início oficial do Carnaval de Veneza, no qual a vencedora do Cortejo das Marias sobrevoará o Campanile de San Marcos em direção ao pátio do Palazzo Ducale.

De 20 a 22 de fevereiro: é a altura do tradicional concurso de máscaras, onde os interessados em participar desfilam em palco com as fantasias mais exóticas e chamativas. A participação é gratuita, necessita apenas de uma inscrição prévia que pode ser efetuada no site do evento. A grande final acontece no domingo, dia 23 de fevereiro.

De 20 a 25 de fevereiro: é altura do tradicional Mestre Carnival Street Show, que acontece na cidade de Mestre.

Dia 25 de fevereiro: o programa de festas termina com um tributo ao Leone Alato di San Marco, o momento alto que encerra oficialmente o Carnaval de Veneza.

Detalhes a ter em atenção:

Hotéis: visto ser o maior evento anual a acontecer em Veneza, é normal que os preços de alojamento estejam relativamente altos nesta altura. O ideal é sempre marcar a viagem com antecedência, mas, caso não seja possível, ficar a dormir na cidade de Mestre pode ser uma ótima opção. Além de ter preços consideravelmente mais baixos, a cidade fica mesmo muito perto de Veneza.

Clima: a altura do Carnaval de Veneza coincide com o inverno, pelo que, por esta altura, as temperaturas estão sempre muito baixas, podendo até nevar. Por norma, a temperatura varia entre os -3ºC e os 9ºC, por isso o melhor é levar roupa quente.

Partilhar Artigo: