Revista Rua

2021-03-11T10:46:34+00:00 Atelier, Moda

Carui, a nova marca portuguesa de acessórios promove hábitos de consumo sustentáveis

Criar produtos que sejam intemporais, sustentáveis e que privilegiem a funcionalidade é a premissa da marca.
Redação
Redação8 Março, 2021
Carui, a nova marca portuguesa de acessórios promove hábitos de consumo sustentáveis
Criar produtos que sejam intemporais, sustentáveis e que privilegiem a funcionalidade é a premissa da marca.

Depois de um ano e meio de preparação, nasce uma nova marca portuguesa que se apresenta com um propósito muito bem definido: criar produtos que sejam intemporais, sustentáveis e que privilegiem a funcionalidade.

É na cidade do Porto que a Cauri vê a luz do dia, conduzida por duas empreendedoras ligadas há mais de uma década ao ramo da moda. Projetada por Maria João e Elena, a marca surge de uma oportunidade única, a qual não poderiam deixar escapar. Enquanto colaboradoras na Sonae Fashion, deparam-se com a apresentação de um projeto de start-ups desenhado para dar vida a projetos dinâmicos e interessantes de vários empreendedores, capazes de projetar um negócio de valor. É aqui que se antecipa o futuro da Cauri. A criatividade era o motor de combustão que fundia as ideias de ambas de uma forma perfeita, encaminhando-as para o lançamento de uma marca que se preocupa com as pessoas e com a sustentabilidade do planeta, estando imersa numa indústria que exige bastante dele.

Assim, a Cauri apresenta-se como uma marca portuguesa de malas inspirada num design arquitetónico, intemporal e funcional. Às malas juntam-se os turbantes, as bandoletes ou ainda os famosos scrunchie para apanhar o cabelo. Todos os produtos são criados na intenção de encerrarem um ciclo capaz de reduzir ao máximo o desperdício, reutilizando excessos de outras produções. Inspiradas na arquitetura da cidade do Porto, as criadoras da marca reconheceram um gosto por linhas depuradas e artísticas que constroem cada carteira, definindo a sua identidade gráfica e a história que cada objeto carrega em si. “Não queremos produzir por produzir, nem incentivar um consumo desmedido. Queremos criar um produto, desenvolvido da forma mais ética possível, para que o possam estimar e gravar nele as memórias de uma vida longa”, partilham as criadoras da marca.

Cada peça acrescenta um valor que lhe é imensurável e que pode ser transmitido de geração em geração. A par da intemporalidade dos produtos, a marca procura combater o consumo excessivo e desnecessário, promovendo uma aposta em artigos de qualidade e que possam ser utilizados durante muito tempo. Ser uma marca de acessórios que encara a moda como uma interpretação eterna da arte é a premissa da Cauri, criando um legado de peças intemporais, de valor e ecológicas. Numa abordagem exclusivamente sustentável, a marca privilegia o planeta, as pessoas, os parceiros e o lucro. Neste sentido, o foco deixa de ser apenas o produto, mas toda a história da sua criação.

Passar uma mensagem de compra consciente é o objetivo da marca a cada lançamento, através do recurso a materiais de excelência e ao processo de produção manual, que respeite as singularidades de cada peça – conferindo um caráter de originalidade. Todos os modelos apostam em soluções funcionais e confortáveis, sem nunca descurar a elegância e a estética. Ao nível dos materiais apenas entram peles provenientes do reaproveitamento de desperdícios da indústria de criação de gado alimentar, num processo designado por upcycling. O recurso a peles 100% biodegradáveis indica também que são antialérgicas, contribuindo para a prevenção de doenças cutâneas, sendo que se tornam peças essenciais para peles mais sensíveis.

Cada peça é desenhada para acompanhar diferentes momentos da vida, numa forte aposta na versatilidade e durabilidade das mesmas. A par também da qualidade, a intemporalidade do design é importante para conferir mais identidade aos produtos, resultando numa coleção limitada em que cada carteira é numerada.

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