Revista Rua

2020-10-22T11:10:56+00:00 Cultura, Outras Artes

Casa das Artes de Famalicão acolhe nova exposição de Serralves

É a segunda exposição que Serralves traz ao município famalicense em menos de um ano.
Redação
Redação22 Outubro, 2020
Casa das Artes de Famalicão acolhe nova exposição de Serralves
É a segunda exposição que Serralves traz ao município famalicense em menos de um ano.

Por Vera Salazar

No próximo dia 4 de novembro, a Casa das Artes de Famalicão inaugura a exposição Jorge Pinheiro – da coleção de Serralves em Famalicão, uma exposição que estará patente no foyer do teatro municipal até 24 de fevereiro de 2021. É a segunda exposição que Serralves traz ao município famalicense em menos de um ano.

Jorge Pinheiro é um dos nomes mais influentes no contexto artístico português da segunda metade do século XX. Formado com Ângelo de Sousa, Armando Alves e José Rodrigues, é o único sobrevivente do célebre Grupo dos Quatro Vintes.

As suas obras baseiam-se nos princípios matemáticos e semióticos, sendo particularmente inspirada na sequência de Fibonacci, um matemático italiano do século XII. Com uma forte presença de modulações geométricas e padrões de alto contraste, Jorge explora as noções de ritmo e serialidade.

A exposição dá 112 dias de vida à arte de Jorge Pinheiro com a permanente presença do seu colega Ângelo de Sousa sob as paredes da Casa de Artes de Famalicão. Uma coexistência de excelência entre dois grandes nomes da criação artística nacional do século XX.

Pelas 17h30 está agendada a inauguração e a entrada é livre. O acesso é atualmente condicionado devido à situação atual de pandemia.

Para mais informações sobre as obras de arte e dos respetivos criadores visite o site da Casa de Artes de Famalicão.

Partilhar Artigo: