Revista Rua

2023-06-14T22:52:55+01:00 Em Destaque, Gastronomia, Sabores

Casario: da gastronomia ao vinho para saborear o melhor da Gran Cruz

O Casario é um convite para uma viagem sensorial que bate à porta do receituário português e da riqueza da viticultura.
Casario ©Nuno Sampaio
Redação14 Junho, 2023
Casario: da gastronomia ao vinho para saborear o melhor da Gran Cruz
O Casario é um convite para uma viagem sensorial que bate à porta do receituário português e da riqueza da viticultura.

Entramos na Gran Cruz House, a primeira boutique hotel do grupo Gran Cruz, e somos recebidos num ambiente intimista e acolhedor que nos abraça à mesa com uma proposta de gastronomia portuguesa que enaltece a sazonalidade e a autenticidade  dos produtos nacionais. É na cidade do Porto, em plena Ribeira, que o Casario, inspirado no cenário histórico envolvente, nos abre as portas para uma viagem sensorial que bate à porta do receituário português e da riqueza da viticultura.

Com uma vista privilegiada sobre a Ribeira do Porto, as janelas abrem-se para a agitação desta zona pitoresca da cidade e convida a acalmar o ritmo e a saborear com tempo. O Casario é um projeto gastronómico pensado e executado a quatro mãos, num cruzamento surpreendente entre gerações, gostos e costumes. Lado a lado, estão os dois chefs de cozinha que assinam a carta do Casario, numa parceria que resulta do trabalho conjunto de ambos ao longo de vários anos no restaurante De Castro Gaia, do Espaço Porto Cruz – que se posiciona precisamente do outro lado do rio. Ao aliar as duas formas de interpretar o melhor do receituário nacional, o Casario junta o chef Miguel Castro e Silva e o chef José Guedes para conduzir esta cozinha dinâmica e de conforto.

Há conceitos de partilha, com doses pequenas, informais e adaptáveis às preferências de cada um, mas também pratos inconfundíveis, como: raia frita, pesto de aipo e avelã com picle de funcho; enguia fumada com mostarda e mel; beterraba assada, queijo e framboesa; lula recheada com paio bísaro; rodovalho com arroz de lingueirão e tartelete de chocolate com frutos do bosque e pistachio. A acompanhar as sugestões gastronómicas, há uma seleção vínica que abraça exclusivamente o universo de vinhos Quinta de Ventozelo, Dalva e Porto Cruz.

Chef Miguel Castro e Silva e chef José Guedes ©Nuno Sampaio

Na garrafeira do Casario habitam mais de 60 referências, desde vinhos do Douro a vinhos do Porto, passando pelo moscatel, o espumante e o gin. A experiência pode ser vivenciada no interior do espaço, numa sala calorosa e calma, ou na esplanada cuja vista se debruça sobre a zona histórica da Ribeira do Porto.

A Gran Cruz House resulta de um projeto de reabilitação que procurou respeitar a história e a identidade original da arquitetura do edifício datado do final do século XVI, preservando a traça e a essência. Por cima do Casario, encontramos os sete quartos da boutique hotel, cada um com uma decoração particular. Além de receberem o nome de tipos de vinho – Tawny, Vintage, Pink, White, Ruby, LBV e Reserve – todos revelam uma pintura original da autoria de diferentes artistas plásticos portuenses.

Partilhar Artigo: