Revista Rua

2021-01-20T11:21:10+00:00 Cultura, Literatura

Cassandra, o novo projeto de Sara Barros Leitão convida a ler

O mote para o Clube do Livro Feminista - Heróides é: 12 livros, 12 meses.
Fotografia ©Nuno Sampaio
Redação20 Janeiro, 2021
Cassandra, o novo projeto de Sara Barros Leitão convida a ler
O mote para o Clube do Livro Feminista - Heróides é: 12 livros, 12 meses.

Por Mariana Sousa Lopes

Sara Barros Leitão, vencedora do Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D.Maria II, investiu a remuneração na fundação da estrutura artística apelidada Cassandra, que conta com o projeto Clube do Livro Feminista – Heróides, com o objetivo de salvar vidas, feminismo e o mundo.

Sara Barros tem uma grande experiência no mundo das artes, destacando a mais recente encenação do Rei Lear, de William Shakespeare, e a criação da Teoria das Três Idades. Em dezembro recebeu a distinção de Prémio Revelação, com a remuneração de cinco mil euros, que ajudou no investimento da Cassandra, onde dirige a direção artística.

O mote para o Clube do Livro Feminista-  Heróides é: 12 livros, 12 meses. O desafio passa por todos os participantes do grupo lerem um livro por mês e, no último fim de semana do mês, há uma reunião via Zoom, para o debate e partilha, com a participação de uma convidada e interpretação em Línguagem Gestual Portuguesa. A primeira reunião realiza-se dia 30 de janeiro, com a Shahd Wadi, autora da sugestão mensal: Corpos na trouxa. Histórias-artísticas-de-vida de mulheres palestinianas no exílio. A sessão do primeiro mês do ano já está esgotada, com 30 pessoas via Zoom e 500 em Webinar, mas estará disponível de forma assíncrona, no site da estrutura artística.

A fundadora da Cassandra colocou na prática os seus ideais do feminismo e a luta pelas desigualdades incoerentes da sociedade, acredita que a leitura nunca está fora de moda e que em conjunto com o feminismo é possível mudar o mundo. “O nome do projeto é roubado ao livro homónimo de Ovídeo, em que o autor escreve várias epístolas assinadas pelas heroínas da mitologia grega e romana, endereçada aos seus amantes”, refere no site do projeto.

Escolhidos através da admiração que nutre e pelos seus conhecimentos, os convidados selecionados por Sara para as próximas sessões são: Sara Carinhas, Ana Catarina Correia, Mónica Assunção, Verónica Lopes, Joana Cottim, Angella Graça, Alcina Jacinto Faneca, Sofia Frade, Nuna, Marco Mendonça e Paula Cardoso. As inscrições para as sessões começam no primeiro dia de cada mês, às 10 horas.

Além do clube do livro, ao longo do ano, Cassandra idealiza a criação de um espetáculo e de um podcast, com o objetivo de acompanhar todo o processo artístico.

Partilhar Artigo: