
A primeira edição da Cidade do Zero chega ao Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, entre os dias 8 e 10 de julho. O evento reúne palestras, workshops, mercados de trocas e várias marcas que colocam a responsabilidade social e ambiental como prioridade
Tendo como premissa o tema da sustentabilidade, o evento foi totalmente pensado para causar o menor impacto ambiental possível, tornando-se numa iniciativa acessível e inclusiva (é oferecido o bilhete ao acompanhante de pessoas com deficiência e há possibilidade de tradução de alguma parte do evento para Língua Gestual Portuguesa). Além disto, o evento não tem qualquer fim lucrativo, sendo que o lucro reverte para associações nacionais de impacto social e ambiental.
Lúdica, inovadora e consciente, esta Cidade do Zero apresenta uma programação intensa durante três dias, com o propósito de reunir projetos sustentáveis, bem como dar a conhecer hábitos de vida mais ecológicos. O Pavilhão do Conhecimento vai transformar-se num espaço de encontro para pessoas e marcas que têm em comum o facto de se referem por princípios de produção ética, gestão de resíduos, utilização de matérias-primas recicladas, entre outros.
Segundo a criadora de conteúdos e fundadora do Projeto do Zero e agora da Cidade do Zero, Catarina Barreiros: “Este é um evento pensado para educar que conta com um mercado, mas que não se esgota no consumo. Mais do que um evento, prefiro até dizer que é um centro de partilha, de educação e de interação”. O evento conta com várias atividades disponíveis, para além das marcas que terão ativações ao longo dos três dias, apresentando oficinas de reparação de roupa e de calçado, zonas de trocas de roupa e pontos de reciclagem de vários tipos de resíduos. Pensado para famílias, o evento conta com atividades no laboratório para pais e filhos, assim como workshops de desperdício zero na cozinha, orientados por Sofia Manuel (@atripeirinha), Tiago Matos (@tiago.greentribe), Ana Monteiro (@laranja.lima.nutricao), Nuno Mota (@alhofrances), a psicóloga (@taniiagraca) e a ativista Catarina Oliveira (@especierarasobrerodas).
A par da utilização de materiais reutilizados e recicláveis, o evento conta ainda com caixotes de reciclagem, estacionamento de bicicletas, compensação das emissões e ainda a parceria com a plataforma de Investimento GoParity.
Todas as informações, bem como a programação do evento, encontram-se disponíveis do site do evento.