Revista Rua

2019-09-10T18:25:30+01:00 Atelier, Moda, Negócios

CINCO, joalharia com amor

Se estivermos atentos aos looks femininos atuais, é possível destacar um elemento transversal: os fios de prata dourada com inspiração vintage. A CINCO é a marca que temos de culpar por instigar esta tendência tão simples e elegante!
Li Furtado e Miguel Pereira ©Nuno Sampaio
Andreia Filipa Ferreira20 Agosto, 2019
CINCO, joalharia com amor
Se estivermos atentos aos looks femininos atuais, é possível destacar um elemento transversal: os fios de prata dourada com inspiração vintage. A CINCO é a marca que temos de culpar por instigar esta tendência tão simples e elegante!

Para conhecermos a história da CINCO, visitamos Coimbra. Li Furtado, Miguel Pereira e Zaza (um bulldog francês) receberam-nos no showroom pintado a rosa, com a luz solar a focar com mais vigor as peças douradas que gentilmente são apresentadas. É neste pequeno espaço que a magia da CINCO, uma marca de joalharia que funciona apenas no mercado online, acontece. Mas vamos ao início: Li Furtado é uma mulher elegante apaixonada pelas plataformas digitais – principalmente a lógica da compra online. Alimentando o seu blog de moda ao mesmo tempo que trabalhava ativamente como consultora em planeamento de território, dado que a sua área de formação era a Geografia, Li foi mantendo o seu interesse pelas tendências internacionais. Certo dia, decidiu testar um negócio: comprar algumas peças no eBay e revendê-las num site, tentando cativar a atenção das suas colegas bloggers. “Foi tudo acontecendo devagar, mas rapidamente percebi que como as peças que revendia não tinham muita qualidade eu nunca teria grande prestígio. Decidi então montar uma linha de prata, com design muito simples e muito clean. Aos poucos fui deixando a tática da revenda e apostando na linha própria. Mas era tudo uma brincadeira”, explica-nos Li, que deu o nome de CINCO ao site pura e simplesmente porque nasceu no dia 5 do mês cinco. A verdade é que esta brincadeira tornou-se um negócio tão sério que, em setembro de 2016, Li despede-se, seguindo-se, tempos depois, o marido Miguel, que exerce as funções de contabilidade da CINCO. “A estratégia da CINCO é muito concreta: peças de prata, com abordagens muito vintage, que muitas vezes nos relembram as joias usadas pelas nossas mães. Não tencionamos reinventar a roda, mas estamos bastante atentos às tendências internacionais, propriamente as tendências ditadas pelas fashion influencers, para tentarmos estar sempre um bocadinho à frente no mercado”, descreve-nos Li, acrescentando que a inspiração da marca segue mesmo os destaques de street wear.

Não apresentando coleções, mas adicionando novas peças ao catálogo (que já conta com mais de 100 sugestões) a cada mês, proporcionando aos clientes uma escolha variada sempre atualizada, a CINCO tem crescido exponencialmente. “Depois de analisarmos o ano anterior, 30% das vendas eram nacionais e 70% eram fora de Portugal, com o mercado dos EUA e Reino Unido em destaque. Depois, na Ásia, temos bastantes consumidores na Coreia do Sul, Japão e Singapura. Na China, como as taxas alfandegárias são altas, temos mais lojas revendedoras do que propriamente consumidores finais”, afirma Li, destacando ainda as cerca de 40 lojas internacionais (e uma no Porto) que têm as peças da marca disponíveis para venda.

Com produção manual, usando prata certificada e malhas predominantemente portuguesas, a CINCO destaca-se como uma love label, fazendo-nos apaixonar pelo virtuosismo das suas ideias. O Ginger Necklace, por exemplo, com o mapa mundi como referência ao percurso de Li na Geografia, é o bestseller da marca. As huggies, que são argolas de vários tamanhos, são a peça tendência desta estação. A Bia é a peça referência, por isso, não estranhe se, quando fizer scroll nas suas redes sociais, a encontre nos looks mais graciosos.

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