Revista Rua

2019-10-17T15:02:34+01:00 Sabores, Vinhos

Cocktail Week: a nossa experiência no Mini Bar, no Porto

Durante nove dias, a arte do cocktail é celebrada em Lisboa e no Porto. Nós fomos desfrutar da experiência Dinner & Cocktail no Mini Bar Porto, de José Avillez.
Redação17 Outubro, 2019
Cocktail Week: a nossa experiência no Mini Bar, no Porto
Durante nove dias, a arte do cocktail é celebrada em Lisboa e no Porto. Nós fomos desfrutar da experiência Dinner & Cocktail no Mini Bar Porto, de José Avillez.

Até 19 de outubro, 68 bares e restaurantes de Lisboa e do Porto integram o roteiro da Lisboa & Porto Cocktail Week, promovendo aos visitantes momentos diversos: Momento Cocktail, o Dinner & Cocktail, a eleição d’O Melhor Cocktail e o Programa de Eventos são os grandes destaques. Com uma carta especial e várias promoções associadas, os bares e restaurantes que se juntaram à iniciativa garantem dinâmicas que promovem os sabores (e saberes) do cocktail – realçamos, novamente, a novidade desta edição, o Dinner & Cocktail, que coloca à sua disposição dos clientes inesperadas harmonizações entre pratos e cocktails, no horário de jantar.

Foi exatamente para experimentar uma destas harmonizações Dinner & Cocktail que nos deslocamos ao Mini Bar, no Porto, uma casa com assinatura do consagrado chef José Avillez. A convite da Pernod Ricard Portugal, o patrocinador principal da Cocktail Week, sentámo-nos à mesa para saborear um menu surpreendente, ato por ato. Spoiler alert: nem tudo o que parece, é!

O Mini Bar, no número 12 da Rua da Picaria, no Porto, é um espaço intimista, com uma decoração moderna e um ambiente acolhedor. As luzes, que dão um efeito teatral ao espaço, revelam-nos, de uma maneira sofisticada, um bar recheado, com uma subtileza que nos faz já imaginar as proezas que dali sairão. Sentámo-nos ao pé da janela, deixando a azáfama do centro portuense lá fora. Ali, dentro do Mini Bar, a essência é de José Avillez e, como o peso deste nome assim demanda, as expectativas estavam altas. Fomos recebidos com simpatia, com a amabilidade que nos faz sentir em casa num dia de chuva. Numa atmosfera um tanto ou quanto burlesca, num cenário que nos relembra – pelo menos a nós – o universo clandestino dos trabalhos cinematográficos dos anos 20, o Mini Bar apresentou-nos um menu que se assemelhou a um compromisso fiel entre o melhor da gastronomia em formato mini, com o toque Avillez, com o melhor dos cocktails. Algures nesta carta, sentimo-nos a viajar pelo Porto em sabores… e que viagem!

Começamos por dar as boas-vindas ao Primo Basílico, um cocktail de referência no Mini Bar e um dos destaques da carta nesta Cocktail Week. Com Gin Beefeater 24, Pernod, sumo de limão natural, xarope de açúcar e manjericão, este cocktail foi o ponto de partida para uma harmonização gastronómica que envolvia Margarita de maçã verde, Azeitonas explosivas, Ceviche de gambas do Algarve e Frango assado. Um primeiro momento que nos mostrou a realidade de uma das máximas vividas pelo Mini Bar: nem tudo o que parece, é! E, na verdade, os sabores que preencheram o nosso paladar neste primeiro momento de apreciação foram tão envolventes e únicos que ainda não conseguimos indicar, na realidade, o que sabia ao quê. Please, send help!

De seguida, a estrela é o Lola, um cocktail que junta Gin Plymouth, polpa de tangerina, mel de yuzo, gelado de coco e champagne Perrier-Jouët Grand Brut. No acompanhamento, Cornetto Temaki Atum, Fish & Chips e Chartreuse de vitela.

Os momentos continuam e, depois de uns minutos de descanso na experiência da degustação, surge à nossa frente o Expressotini, um cocktail que contém Absolut Vodka, licor de café Kahlúa, café e bitters. No topo deste cocktail, há três grãos de café: são símbolo de dinheiro, saúde e felicidade. Já os grãos que se espalharam pela mesa simbolizavam o amor. A sobremesa, à base de avelã, fecha este ato com toda a pompa e circunstância.

Num serão agradável, o Mini Bar revelou-se uma experiência entusiasmante nesta Cocktail Week. No entanto, há vários espaços, em Lisboa e no Porto, prontos a recebê-lo… e a surpreendê-lo! Tem até ao final da semana para brindar, com todo o gosto, ao melhor da gastronomia e coquetelaria nacional! Conheça todos os locais aqui.

Partilhar Artigo: