Revista Rua

2022-12-07T14:47:05+00:00 Bem-Estar, Radar

CogniSense apresenta atividade de intervenção para retardar a perda olfativa

Trata-se de um instrumento de avaliação da função olfativa para idosos e/ou pessoas com comprometimento cognitivo.
Fotografia ©D.R.
Redação7 Dezembro, 2022
CogniSense apresenta atividade de intervenção para retardar a perda olfativa
Trata-se de um instrumento de avaliação da função olfativa para idosos e/ou pessoas com comprometimento cognitivo.

A marca portuguesa, CogniSense, especializada no desenvolvimento de materiais de estimulação cognitiva e sensorial, acaba de anunciar o lançamento de uma nova atividade de intervenção, focada no estímulo da capacidade olfativa. Pensados para utilização individual ou em contexto de grupo, os materiais estão preparados para múltiplos contextos, cumprindo a função de serem um instrumento de intervenção cognitiva adaptável à utilização regular por parte de cuidadores formais e/ou informais.

Cada atividade é desenhada com o intuito de promover a plasticidade cerebral e estimular múltiplas capacidades, a nível de comunicação, memória, verbalidade, perceção visual, entre outras. Depois de apresentar atividades focadas na promoção de diferentes estímulos, a marca anuncia o lançamento de uma nova: o Bingo de Cheiros. Trata-se de um instrumento de avaliação da função olfativa para idosos e/ou pessoas com comprometimento cognitivo, sendo uma análise muito difícil de se conseguir fazer e que pode comprometer a qualidade de vida da pessoa cuidada. Importa salientar que a perda olfativa é considerada um dos primeiros sintomas de uma doença neurológica degenerativa, o que levará à posterior perda de apetite e vontade de comer.

Neste sentido, a CogniSense criou uma atividade que visa estimular a capacidade olfativa e a perceção visual, de uma forma lúdica e terapêutica. Quer em contexto individual ou em grupo, o Bingo de Cheiros reúne vários frascos com cheiros muito tradicionais – escolhidos criteriosamente para possibilitar a associação a memórias biográficas – a par de um cartão de jogo, que tem como objetivo incentivar o idoso a reconhecer o cheiro e saber identificar o respetivo ingrediente no cartão.

O Bingo de Cheiros já se encontra disponível para venda, basta apenas enviar o pedido por mensagem privada nas redes sociais ou um e-mail para: cognisense@cspsobreposta.com

Partilhar Artigo: