Revista Rua

2020-03-26T10:38:19+00:00 Cultura, Música, Radar

Coimbra, a cidade da música conta com um programa imperdível a partir de amanhã

No âmbito do V Coimbra World Piano Meeting, esperam-se mais de 100 jovens pianistas, oriundos dos quatro cantos do mundo, em Coimbra.
Redação31 Janeiro, 2020
Coimbra, a cidade da música conta com um programa imperdível a partir de amanhã
No âmbito do V Coimbra World Piano Meeting, esperam-se mais de 100 jovens pianistas, oriundos dos quatro cantos do mundo, em Coimbra.

De 1 a 8 de fevereiro, Coimbra será a cidade da música. No âmbito do V Coimbra World Piano Meeting, esperam-se mais de 100 jovens pianistas, oriundos dos quatro cantos do mundo e entre os melhores mestres do piano, que se preparam para agitar a cidade num evento inédito, organizado pela prestigiada Academia Internacional de Música – Aquiles Delle Vigne.

A quinta edição deste que é já considerado um encontro único à escala mundial e que reúne alguns dos mais prestigiados pianistas do mundo, conta com um programa especial, que se estende até à Figueira da Foz, contando com inúmeros concertos de entrada livre. Classificada como Património Mundial da UNESCO, Coimbra irá acolher o maior número de participantes de sempre: são mais de 100 inscritos, com idades compreendidas entre os oito e os 40 anos, representando mais de 20 nacionalidades.

O vasto programa arranca com um Concerto de Abertura, organizado em parceria com o Município de Coimbra, no dia 2 de fevereiro, pelas 18h00, no Convento São Francisco, e contará com a presença da Orquestra Clássica do Centro – dirigida pelo maestro Jan Wierzba. No programa será homenageado o compositor Ludwig Van Beethoven, no ano de celebração dos 250 anos do nascimento do compositor alemão. Ao longo dos dias, decorrerão diversas masterclasses e concertos especiais – dois deles sinfónicos e acompanhados pela Orquestra Clássica do Centro e pela Orquestra Filarmónica das Beiras – assim como uma Competição de Piano.

Um outro ponto inovador em destaque nesta edição é a procura pela deslocalização do encontro, permitindo que o programa se estenda para além da cidade, nomeadamente até ao Sardoal, para o Concerto de Jovens Talentos (a 4 de fevereiro), assim como à Figueira da Foz, onde acontecerá o Prémio Internacional de Piano (no dia 7 de fevereiro).

Fonte do Gabinete da Ministra da Cultura, Graça Fonseca, acredita que: “Em virtude do prestígio nacional e internacional deste evento, impõe-se transmitir as mais elevadas felicitações à Academia Aquiles Delle Vigne por esta iniciativa, sublinhando o elevado número de jovens participantes, oriundos de mais de 20 países, bem como o alargamento do território, onde o mesmo se irá realizar, num esforço claro de alargamento e envolvimento de novos públicos”. Também o subdiretor artístico da Academia, Manuel Araújo, partilha que: “A 5ª. edição do evento está a criar grandes expectativas na organização, orgulhosa de ver instaurado em Portugal, na zona centro, um evento já amplamente reconhecido a nível internacional. É emocionante ver um evento que nasceu do zero, do esforço e sangue de uma equipa reduzida (que uma mão chegaria para contar) e que pouco mais tinha que o sonho, a atingir hoje a maioridade. Sentimo-nos abraçados pela cidade, por significativos parceiros institucionais, por distintas marcas nacionais e por um grupo impressionante de amigos que nos ajudam a construir. Do ponto de vista artístico, esperamos concertos de primeira qualidade seguindo os mais elevados padrões internacionais, alicerçados na quantidade, qualidade e variedade de pianistas inscritos”.

O programa pode ser conhecido, na íntegra, no site oficial do evento.

Partilhar Artigo: