Como organizar o orçamento do seu empréstimo para obras?
Ninguém quer pagar a mais por algo que lhe pode sair muito mais barato e isso é aplicável a tudo, inclusive a um crédito obras.
Como os bancos e instituições financeiras de crédito exigem a apresentação de um orçamento detalhado das obras a realizar no âmbito da renovação da sua casa, antes de poder pedir um crédito para obras, é necessário que comece a fazer contas à vida e procure criar um orçamento o mais realista possível. Mas como?
Para organizar um orçamento o mais realista possível sobre os custos que terá com as obras que pretende realizar, acompanhe-nos ao longo das próximas linhas.
Como organizar um orçamento de obras?
Para começar a organizar o orçamento para pedir um empréstimo para obras, a primeira coisa a fazer é listar todas as intervenções que pretende realizar, os materiais a utilizar e qual a estética que quer impor.
Dentro deste quadro de obras, poderá ir mais além e dividir as intervenções entre aquelas que pretende entregar a um empreiteiro e aquelas que, com recurso a amigos ou através da sua própria habilidade, poderá efetuar e, assim, começar já a poupar em mão-de-obra.
Com este guia em mãos, é altura de procurar empreiteiros e começar a pedir-lhes orçamentos das obras que ficarão a seu cargo e fazer comparação de preços de materiais nas lojas especializadas.
Além disto, terá ainda que contar, dependendo do tipo de intervenção a realizar, com os projetos de arquitetura, eletricidade, água e saneamento.
Segundo dados da Bluepeak, empresa especializada em renovações, o preço médio das obras de beneficiação de um imóvel em 2023 foram os seguintes:
Os valores apresentados dizem respeito aos preços médios em 2023 para cada serviço mencionado, e, obviamente que, podem variar de região para região, tipologia da casa, escolha dos materiais utilizados, necessidade de incluir projetos de especialidade, entre outros fatores.
No entanto, não só ficará com uma ideia concreta do custo global da obra, mas também do montante de financiamento necessário à execução da mesma.
Poderá também fazer uso dos vários simuladores online de custo de obra disponíveis através de uma rápida pesquisa na internet.
Crédito Obras: como pedir?
Depois de elaborado o orçamento, é altura de abrir um motor de pesquisa e começar a sua busca por um crédito para obras que vá ao encontro das suas necessidades.
Para escolher entre a grande variedade de soluções de financiamento que vai encontrar, tome atenção às taxas de juro (TAN e TAEG), montantes e prazos de reembolso que cada instituição financeira de crédito lhe oferece.
De modo a facilitar as comparações, faça uso dos simuladores online que vai encontrar nas páginas de crédito pessoal.
Caso, neste momento, se esteja a interrogar sobre a melhor forma de utilizar estes simuladores, vejamos o que acontece se clicarmos na solução de crédito obras do Credibom.
Ao entrar nesta página, vai ter ao seu dispor um simulador que lhe permite calcular o valor da sua prestação mensal em função da escolha que fizer entre prazos de reembolso que vão dos 24 aos 84 meses e montantes de financiamento entre os 5 mil e os 50 mil euros.
Imaginemos que vai precisar de 15 mil euros para as renovações, dinheiro que pretende reembolsar em 84 meses. Neste caso, o simulador vai informá-lo de que terá a pagar uma prestação mensal fixa de 281 euros com uma TAN de 13,45% e uma TAEG de 15,61%.
Ficará ainda a saber que este crédito obras não tem comissão de abertura de conta e que, como acontece regularmente, está sujeito à apresentação do orçamento detalhado que o ajudamos a preparar.
Como as condições foram do seu agrado, poderá passar, imediatamente, à contratação deste crédito clicando na barra “Fazer Pedido” que acompanha o simulador e que o vai encaminhar para o preenchimento de um formulário online ao qual deve anexar os documentos exigidos, orçamento incluído.
Após a submissão do seu pedido, o Credibom vai proceder à análise dos seus dados e, num prazo máximo de 24 horas, dar resposta à sua solicitação. Se a resposta for positiva, irá receber o dinheiro na conta bancária indicada no prazo de 48 horas.