Revista Rua

2020-08-03T15:19:17+00:00 Descobrir, Em Destaque, Viagens

Conheça algumas das praias fluviais mais distintas de Portugal

Redação
Redação29 Julho, 2020
Conheça algumas das praias fluviais mais distintas de Portugal

De norte a sul de Portugal, as praias fluviais são muito procuradas como alternativa ao mar, devido a uma maior tranquilidade, espaço e segurança. Este ano sem exceção, a Quercus, conhecida como Associação Nacional de Conservação da Natureza, atribuiu a 386 praias o Galardão Qualidade de Ouro, 54 delas são fluviais. Este Galardão visa avaliar a qualidade das águas balneares portuguesas segundo diversos critérios.

Relativamente ao ano anterior de 2019, o aumento de praias fluviais com este galardão foi de 14 e este é um motivo mais do que suficiente para que a procura de praias fluviais tenha aumentado substancialmente.

Com o calor a apertar cada vez mais, aumenta também a vontade de um mergulho em águas límpidas, frescas e cristalinas. Pode conferir em baixo algumas dessas praias espalhadas um pouco por todo o país.

 Praia Fluvial de Cavez ©D.R.

A praia fluvial de Cavez fica situada no distrito de Braga, mais propriamente em Cabeceiras de Basto. Esta praia insere-se numa paisagem natural incrível, na foz da Ribeira de Moimenta, bem perto do encontro desta com o Rio Tâmega.

Este é o local ideal se pretende passar um dia divertido com os seus amigos ou conviver em família. Aqui pode encontrar um grande parque de merendas, instalações sanitárias e um bar de apoio à praia. Em 2000 foi criada uma pista de Pesca Desportiva ocupando aproximadamente três quilómetros de extensão.

Praia Fluvial de Unhais da Serra ©D.R.

A praia fluvial de Unhais da Serra, situada no distrito de Castelo Branco, encontra-se bem enquadrada numa paisagem relvada com os contrafortes da Serra da Estrela. Situada na vila de Unhais da Serra, é o local ideal para quem procura um ambiente de paz, águas cristalinas e ar puro.

Nesta praia pode encontrar duas represas de água com uma zona de banhos bem delineada, rodeada por uma vasta área de vegetação. Ao longo da zona de banhos encontra uma pequena prancha onde pode dar uns mergulhos. Conta com infraestruturas de apoio de bastante qualidade como, bar, restaurante e sanitários. É possível cozinhar as suas refeições na zona que tem os grelhadores. Para os amantes de desporto existe um campo de futebol sintético com tabelas de basquetebol. Pode aproveitar para explorar mais a paisagem envolvente fazendo um dos circuitos pedonais.

A praia fluvial de Palheiros e Zorro está localizada na freguesia de Torres do Mondego, em Coimbra. Situada na margem esquerda do rio Mondego, o seu acesso principal é feito a partir da povoação de palheiros. É possível o acesso pela margem direita ao usar a ponte pedonal ali existente.

As aldeias que se situam ao redor da praia vincam bem um património de antigas estruturas mineiras e agrícolas. Toda a interação entre as margens, a vegetação e o curso de água do rio Mondego tornam este local cheio de características sem iguais no concelho de Coimbra.

Esta praia tem uma zona de lazer náutico onde pode fazer kayaking, canoagem ou pesca desportiva. Em desportos terrenos pode usufruir de um campo de voleibol praia, fazer BTT pelos caminhos existentes ou fazer um percurso pedestre no Trilho Ribeirinho.

Situado nas Penhas Douradas, mais concretamente no coração da Serra da Estrela a uma altitude de 1437 metros está o maior vale glaciar da Europa, o Vale do Rossim. Está inserido na Reserva Biogenética do Parque Natural da Serra da Estrela. Esta lagoa agora formada não existia antes da construção da barragem.

Para além da paisagem deslumbrante pode também aproveitar para fazer algumas atividades como: rappel, slide, canoagem, passeios pedestres e de moto 4.

Para quem pretende ficar a aproveitar por mais tempo a beleza deste vale existe um Eco Resort. Conta com um espaço para campismo, mas também tendas de origem mongol mais conhecidas como yurts.

O concelho de Gondomar é conhecido pelas suas praias fluviais fantásticas envolvidas pelo Douro. Destacamos a praia fluvial da Lomba que fica situada na margem esquerda do rio Douro, perto da localidade de Lomba. O seu extenso areal é dotado de várias infraestruturas para benefício de todos os banhistas que ali frequentam a praia.

Neste local foi construído um parque de merendas com mesas de cimento e madeira com um gralhador coletivo para que possa usufruir de um dia agradável com amigos ou familiares. Pode também acampar gratuitamente neste local. É dotado de torneiras de água, sacos de separação de lixo, chuveiros e casas de banho. Tem ainda um snack-bar com esplanada servindo de apoio à praia.

Praia Fluvial do Lago Azul ©D.R.

A praia fluvial do Lago Azul, situada no concelho de Ferreira do Zêzere oferece variados desportos náuticos desde passeios de kayak, gaivota, mota de água ou até mesmo a prática de windsurf. A piscina fluvial flutuante oferece uma zona segura a todos os banhistas pois dispõe de vigilância e posto de primeiros socorros. Para os que preferem dar umas braçadas podem fazê-lo fora da piscina fluvial, mas dentro dos limites das bóias. Tem um bar/restaurante que serve de apoio à piscina e ainda sanitários, bem como limpeza de praia.

A praia fluvial da Folgosa é o ex-libris do concelho de Castro Daire. Localizada na margem direita do Rio Paiva, é rodeada por arbustos verdejantes oferecendo a quem a visita a verdadeira tranquilidade. As suas águas calmas são conhecidas por serem das menos poluídas da Europa. Além de toda a beleza envolvente proporciona uma sombra refrescante devido à arborização presente. A presença de uma represa quase natural é a cereja no topo do bolo, dando ao local um ar mais selvagem.

A naturalidade desta praia bem como a qualidade das suas águas convida todos os anos imensos banhistas na época balnear. Para atender todas as necessidades dos visitantes, foram criadas diversas infraestruturas de apoio. Existe uma área reservada a campismo selvagem o que lhe permite pernoitar por este local. Possui bar com esplanada e casas de banho com balneários. Dotada de um fantástico parque de merendas com mesas, bancos e grelhadores para que possa preparar a sua refeição. Além do parque de estacionamento dispõe também de um campo de futebol praia.

Praia Fluvial da Mina de São Domingos ©D.R.

A Albufeira da Tapada Grande acolhe a mais magnífica praia do Concelho de Mértola, a praia fluvial da Mina de São Domingos. Como o nome indica, situa-se perto da antiga mina de cobre (1857), considerada na altura, a mina mais importante da Europa. Este verdadeiro oásis do interior Alentejano, é alimentado pela Ribeira do Geraldo. Este é um pequeno paraíso cheio de beleza natural. Está envolvido numa diversidade de vegetação, repleto de sombras e espaços para que se possa divertir.

Esta é uma praia fluvial bastante segura. As suas águas calmas, proporcionam momentos de relaxamento e de diversão entre os adultos e as crianças. Garante a segurança de todos os que a frequentam com a presença de nadador salvador, sendo uma praia galardoada com Bandeira Azul.

Partilhar Artigo: