Revista Rua

2020-10-22T09:33:59+00:00 Património

Conheça o Mosteiro de Cárquere, uma junção do estilo gótico com o manuelino

Rota do Românico: Mosteiro de Cárquere recebe concerto de música erudita a 25 de outubro.
Redação
Redação22 Outubro, 2020
Conheça o Mosteiro de Cárquere, uma junção do estilo gótico com o manuelino
Rota do Românico: Mosteiro de Cárquere recebe concerto de música erudita a 25 de outubro.

Por Sara Araújo

No âmbito da Rota do Românico, o Mosteiro de Santa Maria de Cárquere, localizado na vila de Resende em Viseu, vai ser o palco para um concerto de música erudita pelo ConcentusPerTempora-Ensemble, já no próximo domingo, dia 25 de outubro, pelas 16 horas.

Num regresso ao passado, o espetáculo pretende recriar o ambiente musical da corte do rei D.João V, com temas da época barroca e romântica, levemente comentados para uma maior aproximação ao público. Desde 2014 que o ConcentusPerTempora-Ensemble, formação de constituição flexível, procura interpretar variados períodos e estilos musicais. Nesta tarde palaciana serão interpretadas obras de Pedro António Avondano, Alessandro e Domenico Scarlatti, Antonio Vivaldi, Tomaso Albinoni e Johann Sebastian Bach pelos artistas Jacinto Neves, Ângela Neves e Ana Melo, nos violinos, e Catarina Sousa, no cravo.

A entrada é livre, sujeita à lotação da igreja do Mosteiro de Cárquere. O uso de máscara, a desinfeção das mãos e o distanciamento físico são obrigatórios.

Rota do Românico – A valorização do estilo românico no Norte de Portugal

A Rota do Românico agrega 58 monumentos, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega. Este projeto pretende divulgar vários monumentos do Norte de Portugal e posicionar esta região como um destino de referência do românico, um estilo arquitetónico que perdurou entre os séculos XI e XIV. Ao longo destes anos, graças a este projeto, já vários monumentos foram alvo de obras de restauração e de conservação. Distinguida com prémios a nível nacional e internacional, os principais campos de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

Uma junção do estilo gótico com o manuelino

Uma das paragens obrigatórias de Resende é o Mosteiro Santa Maria de Cárquere. Apesar de não existir registos sobre a sua data de fundação, sabe-se que a igreja do Mosteiro foi reconstruída em 1099. Repleto de história e lendas, supõe-se que a construção do Mosteiro resulta de um agradecimento de Egas Moniz a Nossa Senhora de Cárquere pela cura realizada nas pernas de D. Afonso Henriques.

No interior do Mosteiro, deparámo-nos com uma ornamentação geométrica, enquanto no exterior, sobressaem as beak-heads (cabeças de animais com um bico proeminente). Este monumento nacional combina dois estilos de arte: o gótico, visível na abóbada nervurada e a janela da capela-mor, e o manuelino, presente nos arranjos dos portais principal e lateral norte. Remete-nos ainda para a época medieval, através das imagens da Virgem de Cárquere e da Virgem do Leite. Segundo uma lenda, a Virgem de Cárquere foi encontrada num local próximo daquele onde se fundou o Mosteiro.

 

Partilhar Artigo: