Revista Rua

2023-01-19T23:28:24+00:00 Cultura, Literatura

Consórcio Minho Inovação lança livro de narrativas no feminino

A apresentação desta iniciativa acontece a 20 de janeiro, no Museu dos Biscainhos, em Braga.
Narrativas no Feminino ©D.R.
Redação19 Janeiro, 2023
Consórcio Minho Inovação lança livro de narrativas no feminino
A apresentação desta iniciativa acontece a 20 de janeiro, no Museu dos Biscainhos, em Braga.

Histórias do Minho – Narrativas no Feminino é uma iniciativa que visa promover a identidade cultural do Minho, destacando os papéis assumidos pelas mulheres no desenvolvimento da região. Este projeto culmina na publicação de um livro, apresentado pelo Consórcio Minho Inovação, constituído pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Minho (CIM Alto Minho), Cávado e Ave. A apresentação da iniciativa acontece a 20 de janeiro, no Museu dos Biscainhos, em Braga.

A obra eterniza os textos que suportaram as conferências promovidas nos últimos dois anos, no âmbito do programa Histórias do Minho – Narrativas do Feminino de uma Geografia Identitária, que percorreu 24 concelhos do Minho, envolvendo investigadores, especialistas e artistas, contando com uma grande adesão por parte das comunidades.

Esta iniciativa “apela ao reconhecimento da realidade histórica numa narrativa que liga o passado ao presente, gerando um itinerário contemporâneo, portador e congregador de saberes e valores identitários de uma cultura que, mais do que nunca, importa estudar, conhecer e cuidar”, segundo o comunicado de imprensa. O livro espelha a importância dos contributos de diferentes olhares e saberes, dando visibilidade a contextos, realidades, coletivos femininos e personagens que fazem despertar para a preservação desta mesma memória.

Partilhar Artigo: