Revista Rua

2022-08-18T09:30:06+01:00 Património

Coração do rei D. Pedro pela primeira vez em exposição na Irmandade da Lapa

Mostra inédita, com entrada livre, sábado, das 10h às 20h, e domingo, entre as 10h e as 16h.
Arquivo da Câmara Municipal do Porto
Redação18 Agosto, 2022
Coração do rei D. Pedro pela primeira vez em exposição na Irmandade da Lapa
Mostra inédita, com entrada livre, sábado, das 10h às 20h, e domingo, entre as 10h e as 16h.

Antes de viajar temporariamente para o Brasil, no âmbito das celebrações do Bicentenário da Independência brasileira, o coração de D. Pedro IV estará pela primeira vez em exposição aberta ao público. Este fim de semana, 20 e 21 de agosto, é possível visitar a herança do rei no Salão Nobre da Irmandade da Lapa, no Porto.

No sábado, o coração do rei D. Pedro poderá ser visto entre as 10 e as 20 horas. No domingo, o público tem ainda uma nova oportunidade para visitar a exposição das 10h às 16h. A entrada é livre.

Será o Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, a levar pessoalmente o coração de D. Pedro IV ao Brasil, durante a noite de 21 de agosto, com o apoio da Força Aérea brasileira. Na segunda-feira, o coração chega ao Palácio do Planalto, em Brasília, para ser recebido com “honras militares”. A relíquia participará nas celebrações durante 20 dias, regressando à cidade do Porto no dia 9 de setembro.

O Município do Porto vai associar-se às celebrações dos 200 anos de independência do Brasil, com diversas iniciativas, tais como a organização de uma exposição sobre a relevante presença de D. Pedro na cidade, intitulada “Pedro, a Independência do Brasil e o Porto”, um concerto no renovado órgão da Igreja da Lapa, um conjunto de publicações, conferências e visitas.

Partilhar Artigo: