Revista Rua

2020-03-26T10:36:51+00:00 Cultura, Outras Artes, Radar

Coronavírus: os eventos culturais cancelados, confirmados ou em dúvida

A lista altera-se de hora a hora, mas já há indicações de cancelamentos um pouco por todo o país.
Redação10 Março, 2020
Coronavírus: os eventos culturais cancelados, confirmados ou em dúvida
A lista altera-se de hora a hora, mas já há indicações de cancelamentos um pouco por todo o país.

O crescimento dos casos confirmados de COVID-19 em Portugal tem exigido cuidados redobrados e alterações na agenda cultural um pouco por todo o território. As recomendações do Ministério da Saúde indicam o cancelamento ou adiamento de eventos que juntem mais de cinco mil pessoas ao ar livre e mais de mil pessoas em recintos fechados, o que significa inúmeras alterações de última hora. A lista abaixo destaca as informações divulgadas até ao momento relativamente à realização (ou não) de atividades lúdicas em Portugal.

Semana Santa de Braga

As procissões religiosas icónicas do período pascal na cidade de Braga foram canceladas.

Talkfest’20

O evento agendado para o ISCTE, com concertos no Espaço Time Out Lisboa e no Maus Hábitos, no Porto, foi adiado de 11 a 14 de março para 15 a 17 de outubro.

Revenge of the 90s

A festa que promete transportar os presentes para a loucura dos anos 90 tem na programação dois eventos já cancelados: em Faro, a 13 de março; em Guimarães, a 21 de março.

Tony Carreira

O cantor romântico português tinha agendado um grande concerto na Altice Arena, em Lisboa, a 14 de março, mas já emitiu um comunicado confirmando o adiamento do espetáculo para 27 de novembro. Também o concerto agendado para o Pavilhão Rosa Mota, no Porto, marcado para 28 de março, foi adiado para data ainda a confirmar.

Metronomy

O concerto agendado para o Coliseu de Lisboa a 17 de março mantém-se, com plano de contingência e segurança.

Sons de Vez

Os concertos que teriam lugar em Arcos de Valdevez no âmbito do festival Sons de Vez durante o mês de março foram cancelados.

Disney on Ice

O evento, agendado para o Altice Arena entre 20 e 22 de março, está em avaliação.

Feira Agro em Braga

A edição 53ª edição da Agro – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, em Braga, estava agendada para este mês no Altice Forum Braga, mas foi já adiada, realizando-se apenas entre os dias 25 e 28 de Março de 2021.

Diogo Piçarra

O músico português tem concerto agendado para o Altice Arena, em Lisboa, a 28 de março, mas a realização do evento ainda está em avaliação.

Jota Quest

O concerto, marcado para o Campo Pequeno, em Lisboa, a 21 de março, foi adiado para data ainda a confirmar.

A Valquíria no CCB

O espetáculo de ópera chamado A Valquíria, inicialmente programada para dias 12 e 15 de março, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém foi adiada para os dias 22 e 25 de outubro de 2020.

Stomp

Agendado para o Coliseu do Porto a 2 a 4 de abril, o espetáculo mantém-se até ao momento.

Desconcerto

Os espetáculos de improviso com César Mourão, Luísa Sobral, Miguel Araújo e António Zambujo, agendados para o Coliseu de Lisboa de 3 a 7 de abril mantêm-se até ao momento.

A Valquíria no CCB

O espetáculo de ópera chamado A Valquíria, inicialmente programada para dias 12 e 15 de março, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém foi adiada para os dias 22 e 25 de outubro de 2020.

Festa do Cinema Italiano

Previsto para 1 de abril em Lisboa, Porto, Almada, Cascais, Setúbal, Penafiel, Alverca do Ribatejo, Coimbra, Viseu, Beja, Tomar, Évora, Caldas da Rainha e Loulé, o evento foi adiado para data a anunciar.

Terra Nova

O filme português Terra Nova tinha estreia marcada para o dia 19 de março, mas a produtora Cinemate e a distribuidora NOS Audiovisuais decidiu adiar a estreia para data a anunciar.

Espaços culturais encerrados

Câmara de Lisboa encerrou os teatros municipais (São Luiz, LuCa e Teatro do Bairro Alto), museus, Cinema São Jorge, piscinas municipais e o Padrão dos Descobrimentos até ao próximo dia 3 de abril.

Câmara do Porto encerra teatros e museus e cancela todos os eventos públicos. Toda a lista aqui.

Câmara de Braga anunciou o encerramento ao público dos espaços culturais da cidade até ao dia 5 de abril. Assim, Museu da Imagem, Casa dos Crivos, Torre de Menagem, Fonte do Ídolo, Theatro Circo, gnration, Termas da Cividade e Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva encontram-se encerradas.

Casa das Artes de Famalicão suspendeu todas as atividades culturais agendadas até nova decisão.  O público que tenha adquirido ingressos para os espetáculos agendados para o mês de março deverá solicitar a devolução do valor correspondente junto da bilheteira da Casa das Artes, até ao dia 31 de março de 2020.

Museus e monumentos afetos à DGPC suspendem atividades até ao fim do mês. A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) deu orientações aos museus, monumentos e palácios na sua dependência para que fossem suspensas todas as atividades públicas, quer aconteçam em locais fechados ou abertos.

Fundação Calouste Gulbenkian anunciou o cancelamento ou adiamento dos seguintes espetáculos: Coro e Orquestra Gulbenkian (12 e 13 março), O Navio Fantasma (14 março), Orquestra Gulbenkian e Gil Shaham (19 e 20 março), Maria João Pires (21 março), Orquestra Gulbenkian / Matthias Goerne (26 e 27 março), Leif Ove Andsnes (29 março) Orquestra Gulbenkian / Vilde Frang (2 e 3 abril).

A Parques de Sintra decidiu suspender temporariamente todos os eventos culturais e atividades programadas, incluindo o ciclo Serões Musicais, com concertos agendados para todas as sextas-feiras e sábados de março, e a Celebração do Dia da Música Antiga, prevista para o dia 21 de março. Os portadores de bilhetes já adquiridos poderão pedir o respetivo reembolso pela mesma via usada para a sua aquisição. O cancelamento de eventos culturais e atividades programadas não afeta, para já, as visitas diárias aos parques e monumentos sob gestão da Parques de Sintra. 

Toda a lista de espaços encerrados ou com funcionamento condicionado em Portugal está aqui.

Partilhar Artigo: